dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Souza, Pedro de |
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dc.contributor.author |
Carvalho, Wesley Knochenhauer |
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dc.date.accessioned |
2020-10-21T21:26:23Z |
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dc.date.available |
2020-10-21T21:26:23Z |
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dc.date.issued |
2020 |
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dc.identifier.other |
369721 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216164 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-graduação em Literatura, 2020. |
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dc.description.abstract |
Esta pesquisa procura investigar práticas do cristianismo protestante pensado como uma proposição política de estética da existência que tem por base os modos de subjetivação. Logo, considerando a contemporaneidade como ponto de convergência das mais inusitadasconstelações religiosas, pretende-se mapear \"velhas\" e \"novas\" formas de constituição do sujeito cristão, sobretudo pela análise do pensamento que se põe pelas polaridades\"dessubjetivação\" e \"diferença\". De uma parte, a \"dessubjetivação\" se constitui como uma subjetividade simbólica, arremedada, fechada, representativa, marcada pela negação de si e que possibilita até mesmo a instalação de seu grau zero, a saber, uma zona de indiscernibilidade acorrentada nas vertigens de uma subjetividade e outra. Eis o canteiro aporético do homo sacer, o espaço constituinte da Vida nua, que, retomando o rasto analítico de Giorgio Agamben, nesta pesquisa, nomeia-se Fé nua: uma forma extrema de assujeitamento e desintegração do \"eu\". De outra parte, a polaridade \"diferença\" é, remetendoàs noções de Gilles Deleuze, a pensabilidade que se processa por uma ética de singularidade, univocidade, criação, invenção, subversão e que se distancia da representação, cópia e/ou identidade. Dessa forma, operando uma reflexão sobre a estética contemporânea, inscreve-se um campo entremeado por questões político-filosóficas que se atrelam a certos modos de ser eperceber o presente. Na esteira disso, o último bastião a ser penetrado é a transubjetivação, que se põe como problemática de mobilização de questões que envolvem o êxtase, o místico e o sublime. Tomando isso em conta, em meio às incertezas de uma civilização tecnológica, esta pesquisa busca alinhar uma nova forma de fazer ver e perceber o evangelicalismo hodierno a partir de outra construção estética da existência contemporânea. |
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dc.description.abstract |
Abstract: This research seeks to investigate the Protestant Christianity practices thought as a political proposal of aesthetics of existence that is based on subjectivation modes. Therefore, considering contemporaneity as a point of convergence of the most unusual religious constellations, it is intended to map \"old\" and \"new\" forms of constitution of the christian, mainly by analyzing the thought that is constituted by the \"desubjectivation\" and \"difference\"polarities. On the one hand, the \"desubjectivation\" describes itself as a symbolic subjectivity, that is closed, representative, marked by self-denial and that even allows the installation of its zero degree, that is, an area of indiscernibility chained in vertigo of one subjectivity andanother. Here is the aporetical area of homo sacer, the space constituted by Naked life, which, takening up the analytical view of Giorgio Agamben, in this research, is called Naked faith: an extreme form of assault and disintegration of itself. On the other hand, the \"difference\" is a notion of Gilles Deleuze. It's a thought that is processed by an ethics of the singularity, univocity, creation, invention, subversion and moves away from the representation, copy and/or identity. Thus, operating a reflection on contemporary aesthetics, set a field interspersed of political and philosophical issues that consider certain modes of seeing and perceveing the present. In the wake of this, the last bastion to be penetrated is the transubjectivation, which constitutes a problem of mobilization of issues involving the ecstasy, the mystic and the sublime. Taking this into account, amid the uncertainties of a technological civilization, this research aligns a new manner of doing and seeing today's evangelicalism from another aesthetics construction of contemporary existence. |
en |
dc.format.extent |
166 p.| il. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.subject.classification |
Religião e literatura |
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dc.subject.classification |
Protestantismo |
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dc.subject.classification |
Cristianismo |
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dc.subject.classification |
Estética |
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dc.subject.classification |
Fé |
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dc.subject.classification |
Filosofia |
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dc.title |
A estética protestante e o espírito contemporâneo |
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dc.type |
Tese (Doutorado) |
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