dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Ramos, Tânia Regina Oliveira |
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dc.contributor.author |
Hambrecht, Francielle Largue |
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dc.date.accessioned |
2020-10-21T21:28:55Z |
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dc.date.available |
2020-10-21T21:28:55Z |
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dc.date.issued |
2020 |
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dc.identifier.other |
369730 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216373 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-graduação em Literatura, 2020. |
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dc.description.abstract |
A presente dissertação tem como principal objetivo ressignificar a narrativa e como a concepção de fantástico se desenvolve dentro da alegoria tétrica do romance Incidente em Antares a crítica ao regime militar que perdurou durante mais de duas décadas no Brasil. Para tanto, em um primeiro momento, destaco a importância da crítica social dentro da extensa produção literária do escritor, a partir de um breve panorama de sua obra, compreendendo por fim o seu último romance como uma síntese dessa preocupação política e social que perpassa toda a sua produção literária. A partir desse ponto, proponho um paralelo entre o conceito de história desenvolvido por Benjamin e o romance Incidente em Antares. Em um segundo momento, tenciono refletir sobre a concepção do fantástico e sua importância dentro da alegoria proposta na segunda parte do romance. A leitura desta segunda parte pretende mostrar as representações ficcionais, especialmente de uma gama variada de personagens (ou zumbis), como alegorias da ditadura militar instaurada no Brasil, contemporânea à obra de Erico Verissimo, abusos e arbitrariedades ocorridos durante um dos períodos ainda obscuros da história do país. |
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dc.description.abstract |
Abstract: The aim of this thesis is to reframe the narrative and how the conception of fantasy develops in the tetric allegory of the novel Incident in Antares the criticism towards the military regime that lasted for more than two decades in Brazil. In order to achieve this, I firstly highlight the importance of social criticism within the writer's extensive literary production, based on a brief overview of his work, considering his latest novel as a synthesis of this political and social concern that permeates his entire literary production. From this point, I propose a parallel between Benjamin's notion of history and the novel Incident in Antares. Furthermore, I intend to ponder on the conception of the fantastic and its importance within the allegory proposed in the second part of the novel. The reading of this second part intends to depict the fictional representations, especially of a varied range of characters (or zombies), as allegories of the military dictatorship established in Brazil, contemporary to the work of Erico Verissimo, abuses and tyranny that occurred during one of the, as of today, darkest ages of the country's history. |
en |
dc.format.extent |
123 p.| il. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.subject.classification |
Literatura brasileira |
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dc.subject.classification |
Literatura fantástica |
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dc.subject.classification |
Ditadura |
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dc.subject.classification |
Zumbis |
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dc.title |
A alegoria fantástica da ditadura militar em Incidente em Antares: o levante dos mortos no romance de Erico Verissimo |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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