A transição para o outro início e a questão da superação da metafísica a partir das contribuições à filosofia de Martin Heidegger

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A transição para o outro início e a questão da superação da metafísica a partir das contribuições à filosofia de Martin Heidegger

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Title: A transição para o outro início e a questão da superação da metafísica a partir das contribuições à filosofia de Martin Heidegger
Author: Santos, Marina Coelho
Abstract: Neste estudo pretendemos tratar da questão da transição para o outro início em Heidegger a partir da obra Contribuições à filosofia: do acontecimento apropriador (1936-38) e em que medida a questão da superação da metafísica está implicada nesse pensamento de preparação para o outro início. A obra de Heidegger é perpassada, pelo menos desde Ser e tempo (1927), pelo embate com a tradição metafísica e pela tentativa de elaborar um pensar mais fundamental, na linguagem de Ser e tempo , ou mais originário, na linguagem de Heidegger a partir dos anos 1930, pe ríodo em que o confronto com a história da metafísica se torna mais agudo, culminando nas Contribuições e sua tentativa de preparar um pensamento que seja o outro da metafísica a partir do impensado pela tradição, a saber, a verdade do seer. Entendemos que é na obra Contribuições à filosofia: do acontecimento apropriador , que Heidegger expõe de uma forma arquitetada a necessidade e a constituição de um pensar de transição do fim do primeiro início do pensar e da história da metafís ica em direção a um outro início. Ao nosso ver, a necessidade de uma transição para o outro início do pensar e da história pressupõe a questão da superação da metafísica e é justamente na questão da tra nsição para o outro início que a temática da superação da metafísica aparece de forma mais evidente nos escritos de Heidegger. A questão da superação da metafísica é mencionada algumas vezes nas Contribuições (GA 65) e é também desdobrada em escritos imediatamente posteriores a essa obra , como em Metaphysik und Nihilismus (GA 67) Sobre o início (GA 70); O acontecimento apropriador (GA 71) e no próprio ensaio intitulado A superação da metafísica , contido em Ensaios e conferências (GA 7). No entanto, mesmo inserida na questão da transição ao outro início, a abordagem heideggeriana do tema da superação da metafísica recebe um tratamento oscilante e em parte obscuro no horizonte das Contribuições e escritos ligados a essa obra. Seria a superação da metafísica o intento de Heidegger ao elaborar as Contribuições, ou somente parte constitutiva desse acontecimento mais originári o que é tema do outro início? Desse modo, é nosso objetivo, em primeiro lugar, investigar como se cons titui a temática da transição para o outro início em Heidegger, principalmente, a partir de seus pressupostos teóricos presentes nas Contribuições e também nos livros que gravitam em torno da temática abe rta nas Contribuições. Em segundo lugar, é nosso objetivo realizar uma análise do que es tá em jogo quando se fala em transição, primeiro início e outro início. Essa análise nos levará a o problema do lugar e do significado da questão da superação da metafísica no pensar transitório; como ela a parece nas Contribuições e nos textos indicados e que sentido ela tem dentro da temática da t ransição. Em terceiro lugar, gostaríamos de expor e analisar o que consideramos ser o suporte do pensar tr ansitório e da possibilidade de um outro pensamento e de uma outra história não mais aos moldes da metafísica, a saber, a noção de acontecimento apropriador e a questão do seer como abismo - r enúncia do fundamento. Esses dois pensamentos, em nossa interpretação, constituem as bases do pensamento heideggeriano da transição e da questão da superação da metafísica, pois expressam de maneira original e explícita o modo como Heidegger compreende o seer após a viravolta do pensar.Abstract: In this study we intend to deal with the question of the transition to the other beginning in Heidegger from the work Contributions to philosophy: from enowning (1936-38) and to what extent the question of overcoming metaphysics is implicated in this thought of prepa ration for the other beginning. Heidegger's work is permeated, at least since Being and time (1927), by the clash with the metaphysical tradition and by the attempt to elaborate a more fundamental thinking, in the language of Being and time , or more original, in the language of Heidegger from the 1930s, a peri od in which the confrontation with the history of metaphysics becomes more acute , culminating in Contributions and its attempt to prepare a thought that is the other of me taphysics based on the thought of tradition, namely, the truth of Being. We understand that it is in t he work Contributions to philosophy: from enowning , that Heidegger exposes in an architectural way the need and constitution of a transition thinking from the end of the first beginning of thinking and the history of metaphysics towards another beginning. In our view, the need for a transition to the other begi nning of thinking and history presupposes the issue of overcoming metaphysics and it is precis ely in the issue of transition to the other beginning that the theme of overcoming metaphysics appears m ost clearly in Heidegger?s writings. The issue of overcoming metaphysics is mentioned a few times in Contributions (GA 65) and is also unfolded in writings immediately after this work, as in Metaphysik und Nihilismus (GA 67) Über den Anfang (GA 70); Das Ereignis (GA 71) and in the essay itself entitled Overcoming Metaphysics , contained in Vorträge und Aufsätze (GA 7). However, even inserted in the question of the transition to the other beginning, the heideggerian approach to t he subject of overcoming metaphysics receives an oscillating and partly obscure trea tment in the horizon of Contributions and writings linked to this work. Was overcoming metaphysics the i ntention of Heidegger in drawing up the Contributions , or was it just a constituent part of this more original event that is the theme of the other beginning? Thus, it is our objective, first of all, to inve stigate how the theme of the transition to the other beginning in Heidegger is constituted, mainly, based on his theoretical assumptions present in the Contributions and also in the books that gravitate around the open theme in theContributions . Secondly, it is our aim to carry out an analysis of what is at stake when it comes to transition, the first beginning and the other beginning. This analysis will lead us to the problem of the place and the meaning of the question of overcoming metaphysics in transitory thinki ng; how it appears in the Contributions and in the indicated texts and what meaning it has withi n the theme of transition. Thirdly, we would like to expose and analyze what we c onsider to be the support of transient thinking and the possibility of another thought and another history no longer in the mold of metaphysics, namely, the notion of enowning and the question of Being as abyss - renouncement of ground. These two thoughts, in our interpretation, form the basis of Heidegger's thought of transition and the issue of overcoming metaphysics, as they express in an original and explici t way the way Heidegger understands the Being after the turn of thinking.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Florianópolis, 2020.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216508
Date: 2020


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