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Esta pesquisa aconteceu, de alguma maneira, durante toda minha trajetória acadêmica, pois desde as primeiras fases da graduação tive contato com o Projeto de Extensão Dança Brasileira Forró Pé de Serra efetivada no Centro de Desportos - CDS da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC e, a referência à atividade lúdica como pressuposto teórico e recurso metodológico para a prática da Educação Física foi determinante como uma necessidade de estudo constante e, dessa forma, me instigou a procurar aprofundar teoricamente esta questão. Um assunto que não era trabalhado nas aulas da graduação, muito menos vinculado à dança. Comecei assim a elaborar esta conexão como possibilidade de ensino na Educação Física escolar. Aliado a tudo isto explicitamos a ligação entre a cultura brasileira e o forró como uma dança que vai além da compreensão de dança como deslocamento de passos, mas muito mais que isso, um fenômeno sócio histórico de expressão de cultura brasileira. Dessa forma o objetivo principal foi explicitar a origem da dança Brasileira Forró Pé de Serra em seu viés cultural, considerando a possibilidade educativa dessa festa nas aulas de Educação Física. A metodologia da pesquisa seguiu a lógica dialética materialista que tem como princípio conhecer para transformar. Foi um tipo de pesquisa de caráter exploratório. Para responder o objetivo geral realizamos um levantamos de dados nas revistas da área da Educação Física, em repositórios acadêmicos de algumas instituições de ensino, além de livros e artigos que tratam deste assunto. Levantar as conexões estabelecidas entre as categorias principais de análise: “Forró”, “Forró pé de serra” e/ou “Baião” na relação com a educação física na escola e as prováveis contradições direcionou o trabalho de coleta de dados. Estas categorias foram definidas a priori. De início encontramos três artigos que abordam o tema em questão nas revistas acadêmicas; nos repositórios institucionais encontramos um total de 31 trabalhos acadêmicos; a classificação das categorias sínteses formam os capítulos desta monografia que são as análises do que encontramos nesta realidade. Vimos que o ensino da dança brasileira forró pé de serra x cultura brasileira x atividade lúdica possibilita a formação de sujeitos críticos comprometidos na valorização da nossa história e cultura e ainda trabalha o respeito as diferenças, o senso de comunidade e se aprende a lidar com o outro em sua alteridade. Por fim, e bem importante, podemos criar momentos de criatividade, numa promoção humana de uma relação social livre dos condicionantes históricos de interesses econômicos e/ou de expropriação da vida pelo outro, num tempo livre do trabalho assalariado (alienado) e que se chega a uma plenitude, mesmo que momentânea. Esta dança, que é uma festa, ao nascer como resistência social nos idos do início do sec. XX, no sertão de Pernambuco, nordeste do Brasil, pelos trabalhadores da região, e materializada pelo Rei do Baião - Luiz Gonzaga, traz, em suas entranhas, a atividade lúdica como matriz, como promotora de pura alegria e se conecta perfeitamente com a prática pedagógica da educação física sem nenhuma contradição, como se confirma neste estudo. |
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