Projeto de um dispositivo para atendimento humanizado a doadores de sangue
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Dias, Lisandra de Andrade |
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dc.contributor.author |
Maines, Juliana Macedo |
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dc.date.accessioned |
2020-12-21T04:55:16Z |
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dc.date.available |
2020-12-21T04:55:16Z |
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dc.date.issued |
2020-12-02 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218758 |
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dc.description |
PCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Design. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A doação de sangue envolve estímulos que podem desencadear em ansiedade, dentre eles o medo de agulhas. Deve-se considerar que as experiências podem motivar ou impedir alguém a repetir a doação. Assim, esse projeto tem como objetivo geral desenvolver um produto com o intuito de amenizar experiências negativas inseridas em um contexto de doação de sangue considerando usuários que possuem medo de agulha. Como metodologia de projeto, utilizou-se o Guia de Orientação para Desenvolvimento de Projetos (GODP), que tem sua estrutura caracterizada por 3 momentos - inspiração, ideação e implementação -, os quais se subdividem em 8 etapas. Resultados de pesquisa indicaram que estímulos visuais e suas associações podem influenciar negativamente na experiência. Com isso, foi desenvolvido um protótipo virtual de um dispositivo para atendimento humanizado a doadores de sangue. Conclui-se que por meio do design, é possível favorecer as experiências e torná-las mais positivas. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Blood donation involves stimuli that can trigger anxiety, among them the fear of needles. It should consider that experiences can motivate or prevent someone from repeating the donation. Thus, this project has as its general objective to develop a product in order to mitigate negative experiences inserted in a context of blood donation considering users who are afraid of needles. As a project methodology, was utilized the Guidance Guide for Project Development (GODP), that has its structure characterized by 3 moments - inspiration, ideation and implementation -, which are subdivided into 8 stages. Research results indicated that visual stimuli and their associations can negatively influence the experience. With this, it was developed a digital modeling for humanized care of blood donors. It is concluded that through design, it is possible to favor experiences and make them more positive. |
pt_BR |
dc.format.extent |
92 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Design experiencial |
pt_BR |
dc.subject |
Design emocional |
pt_BR |
dc.subject |
Atendimento humanizado |
pt_BR |
dc.subject |
Doação de sangue |
pt_BR |
dc.subject |
Experiential design |
pt_BR |
dc.subject |
Emotional design |
pt_BR |
dc.subject |
Humanized care |
pt_BR |
dc.subject |
Blood donation |
pt_BR |
dc.title |
Projeto de um dispositivo para atendimento humanizado a doadores de sangue |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Hoepers, Andrea Thives de Carvalho |
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