Por uma antropologia do ruído: etnografia da cena de música experimental paulistana

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Por uma antropologia do ruído: etnografia da cena de música experimental paulistana

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.advisor Bastos, Rafael José de Menezes
dc.contributor.author Severo, Fabiana Stringini
dc.date.accessioned 2021-01-14T18:07:35Z
dc.date.available 2021-01-14T18:07:35Z
dc.date.issued 2020
dc.identifier.other 370843
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219311
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Florianópolis, 2020.
dc.description.abstract Esta tese consiste em uma etnografia realizada na cidade de São Paulo, entre os anos de 2016 e 2019, com artistas/performers solo e de diferentes grupos que trabalham com música experimental no contexto paulistano. Acompanhei diversos eventos, festivais, ensaios e encontros de grupos como a Orquestra Errante, o NuSom (Núcleo de Pesquisas em Sonologia da USP), a rede Sonora e a Camerata Profana, na USP (Universidade de São Paulo), o Ensemble de Música Experimental (EMEXP) da EMESP (Escola de Música do Estado de São Paulo), o Coro Profana, o coletivo Ibrasotope, o coletivo NME (Nova Música Eletroacústica) e a Kairospania Cia Cênico Sonora. Entendo como música experimental, neste trabalho, um conjunto de práticas experimentais que envolvem improvisação livre, música eletroacústica, luteria experimental e noise, caracterizando-se pela quebra de paradigmas no campo sonoro/musical, além de enfatizar a produção artística colaborativa como um modo de ressignificar as relações no campo da arte.
dc.description.abstract Abstract: This thesis consists of an ethnography produced in the city of São Paulo, between years 2016 and 2019, with solo artists/performers and different groups working with experimental music in São Paulo context. I followed several events, festivals, rehearsals and meetings of groups such as Orquestra Errante, NuSom (Research Center in Sonology at USP), Sonora network and Camerata Profana, at USP (University of São Paulo), Experimental Music Ensemble (EMEXP) of EMESP (São Paulo State School of Music), Coro Profana, Ibrasotope collective, NME (New Electroacoustic Music) collective and Kairospania Cia Cênico Sonora. I understand as experimental music, in this work, a set of experimental practices that involve free improvisation, electroacoustic music, experimental construction of instruments and noise, characterized by the breaking of paradigms in the sound/musical field, in addition to emphasizing collaborative artistic production as a way of resignify relations in the field of art. en
dc.format.extent 156 p.| il.
dc.language.iso por
dc.subject.classification Antropologia
dc.subject.classification Etnologia
dc.subject.classification Música
dc.title Por uma antropologia do ruído: etnografia da cena de música experimental paulistana
dc.type Tese (Doutorado)
dc.contributor.advisor-co Domínguez, María Eugenia


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