dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Ulbricht, Vânia Ribas |
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dc.contributor.author |
Schimmelpfeng, Leonardo Enrico |
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dc.date.accessioned |
2021-01-14T18:09:05Z |
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dc.date.available |
2021-01-14T18:09:05Z |
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dc.date.issued |
2020 |
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dc.identifier.other |
370862 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219399 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2020. |
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dc.description.abstract |
Muitos cursos on-line disponibilizados em Ambientes Virtuais de Ensino Aprendizagem (AVEAs) são produzidos sem explorar as particularidades do digital, pois são criados com o intuito de apenas replicar o formato de uma aula em uma sala física nos ambientes virtuais. Os projetos educacionais realizados em um AVEAs devem trabalhar com a produção de conteúdos educacionais pensados para os diversos meios digitais, principalmente, com a diversidade de usuários que podem realizar os cursos. Diante dessa prerrogativa, a pesquisa mapeou o uso de recursos de acessibilidade em cursos on-line com permissão para que as pessoas com deficiência visual usem AVEAs com Tecnologias Assistivas (TAs) integradas ? promovendo assim uma participação autônoma. Baseada em uma análise crítica desse mapeamento, a presente pesquisa desenvolveu o protótipo e a produção de um curso on-line voltado para estudiosos e entusiastas do recurso de audiodescrição (AD) e do público com deficiência visual (DV) interessado em atuar como consultor em AD. Denominado \"Introdução para Consultores em Audiodescrição\", o curso foi disponibilizado em um AVEA acessível, utilizando conceitos de transmídia como forma de mobilizar os usuários à participação e imersão nos processos de construção do conhecimento. Também são abordados os conceitos presentes na transmídia como fansub (processo de legendagem feitas por comunidades de fãs) e da Cultura Participativa, o que possibilitou que grupos não especialistas em AD (com participantes de diversas regiões do Brasil), realizassem remotamente a audiodescrição de dois filmes que ainda não continham o recurso. A pesquisa é tecnológica e conduzida pelo método do Design Science Research (DSR). A partir do levantamento de uma classe de problemas, busca-se uma solução viável, elaborando projeto, prototipagem, desenvolvimento e avaliação por especialistas para o artefato desenvolvido, assim como a explicitação das aprendizagens, elencando ganhos científicos e tecnológicos. A partir do desenvolvimento e disponibilização do AVEA (com 284 alunos inscritos), foram obtidas as recomendações para o uso de estratégias transmídia em plataformas de educação e a proposta da criação de comunidades colaborativas para a realização de ADs. |
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dc.description.abstract |
Abstract: Many online courses available in Virtual Learning Environments (VLEs) are produced without exploring the particularities of digital, as they are created with the aim of only replicating the format of a class in a physical room in virtual environments. The educational projects carried out in a VLEs should work with the production of educational content designed for the various digital media, mainly with the diversity of users who can take the courses. Given this prerogative, the research mapped the use of accessibility resources in online courses with permission for people with visual impairment to use VLEs with integrated Assistive Technologies (TAs) ? thus promoting autonomous participation. Based on a critical analysis of this mapping, the present research developed the prototype and the production of an online course aimed at scholars and enthusiasts of the audio description resource (ADR) and the visually impaired public (VIP) interested in acting as a consultant in ADR. Called \"Introduction to Audio description Consultants\", the course was made available in an accessible VLE, using transmedia concepts as a way to engage users to participate and immerse themselves in the processes of knowledge construction. Also addressed are the concepts present in transmedia as fansub (subtitling process made by fan communities) and Participatory Culture, which allowed non-specialist groups in ADR (with participants from various regions of Brazil), to remotely perform the audio description of two films that did not yet contain this resource. The research is technological and conducted by the Design Science Research (DSR) method. From the survey of a class of problems, we seek a viable solution, elaborating project, prototyping, development and evaluation by specialists for the artifact developed, as well as the explanation of learning, raising scientific and technological gains. From the development and availability of the VLE (with 284 students enrolled), recommendations were obtained for the use of transmedia strategies in education platforms and the proposal of the creation of collaborative communities for the realization of ADRs. |
en |
dc.format.extent |
288 p.| il., gráfs. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.subject.classification |
Engenharia e gestão do conhecimento |
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dc.subject.classification |
Acessibilidade |
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dc.subject.classification |
Pessoa com deficiência |
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dc.subject.classification |
Aprendizagem |
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dc.subject.classification |
Audiodescrição |
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dc.subject.classification |
Ensino à distância |
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dc.title |
Transmídia e fansubs: estratégias aplicadas a cursos online acessíveis à pessoa com deficiência visual |
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dc.type |
Tese (Doutorado) |
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dc.contributor.advisor-co |
Baldessar, Maria José |
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