Haja vida: teatro à deriva em São Paulo

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Haja vida: teatro à deriva em São Paulo

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.advisor Head, Scott Correll
dc.contributor.author Silva, Marcela Maria Soares da
dc.date.accessioned 2021-01-14T18:12:34Z
dc.date.available 2021-01-14T18:12:34Z
dc.date.issued 2020
dc.identifier.other 369926
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219575
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Florianópolis, 2020.
dc.description.abstract Partindo da Praça Roosevelt até as bordas de leste a oeste da região do Centro Expandido da cidade de São Paulo, esta etnografia se desdobra, e se desloca também, procurando analisar aspectos que movimentam o que se convencionou chamar de \"lugares históricos\" a partir de sua elaboração ou apreensão por práticas que performam, narram e implicam vivências teatrais nos lugares e suas apresentações na deriva da pesquisa. Escalas espaciais e temporaissubvertidas, encenações implicadas em aspectos críticos de transformação urbana e interrogações que ultrapassam a junção ou equação somatória entre teatro e rua se tornamalguns lugares em que esta etnografia e as pessoas envolvidas em tais empreendimentos se engajam. Com estes lugares e pessoas partilho algumas das histórias e cenas que se desdobram no percurso para adensar experimentações a respeito do tempo, do espaço e dahistória pela feitura do teatro na cidade de São Paulo. São artistas que engajam ao fazer teatral o trato com o ambiente ao redor, abaixo e acima, desdobrados a partir de uma ética e uma estética que, em vez de buscar realizar objetivos delimitados e funcionalizados para práticas evivências urbanas, os testa junto ao público, ao ambiente e à forma crítica do estado atual das coisas. Como proposta, a deriva composta para esta tese acompanha formas possíveis de imaginar e trabalhar com formas teatrais de viver e apresentar espaços, suas reentrâncias, subterrâneos, fendas, brechas e aberturas. A etnografia conta partes de histórias que envolvem esta região da cidade, em imagens e cenas produzidas, relembradas e remontadas no presenteem que a pesquisa se desenvolve. Este trabalho vale-se da proximidade encontrada entre antropologia e teatro como um chão de experimentações, reflexões e formas possíveis de habitar que tomam forma em modos diversos de fazer teatral, e procuro assim apresentá-las.
dc.description.abstract Abstract : From Roosevelt Square to the east and west corners of São Paulo city's expanded center, this ethnography unfolds, and drifts also, in looking to analyse the aspects which move those conventionally called \"historical places\", starting from their elaboration and apprehension through practices that perform, narrate and implicate theatrical perceptions in such places and their performances adrift of the research. Subverted time and spatial scales, stagings implicated in critical aspects of urban transformation and interrogations that surpass thejunction or summatory equation of theatre and street become some of the places in which this ethnography and the people involved in such enterprises engage. Alongside these places and people I share some of the stories and scenes that unfold in the pathway to deepen experimentations regarding time, space and history through the making of theatre in São Paulo city. They are artists that engage care for the surrounding environment to their theatrical making, down and up, unfolding from ethics and aesthetics which, instead of looking to meet limited and functionalized objectives towards urban practices and perceptions, test them alongside the audience, the environment and the critical form of the current state of things. As a proposal, the drift composed for this thesis follows possible ways of imagining and workingwith theatrical ways of living and presenting spaces, their reentrances, undergrounds, slits, gaps and openings. The ethnography tells parts of stories that involve this region of the city, in images and scenes produced, remembered and remounted at the time of research. This paper draws upon the proximity found between anthropology and theatre as a ground for experimentation, reflection and possible ways to inhabit which take shape in different manners of theatrical making, and it is in such a way that I desire to present them. en
dc.format.extent 256 p.| il.
dc.language.iso por
dc.subject.classification Antropologia social
dc.subject.classification Teatro
dc.title Haja vida: teatro à deriva em São Paulo
dc.type Tese (Doutorado)


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