Poéticas do descompasso: cinema, crítica e poesia em Mãe só há uma

DSpace Repository

A- A A+

Poéticas do descompasso: cinema, crítica e poesia em Mãe só há uma

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Capela, Carlos Eduardo Schmidt
dc.contributor.author da Nova Cruz, Carolina
dc.date.accessioned 2021-01-18T19:38:40Z
dc.date.available 2021-01-18T19:38:40Z
dc.date.issued 2019-12-16
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219603
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão.Curso de Licenciatura e Bacharelado em Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho propõe reflexões sobre o filme Mãe só há uma enquanto encenação de descompassos cujos desdobramentos são férteis para pensar tensões entre imagens e palavras no contexto da arte brasileira contemporânea, em seus efeitos estético-políticos. O capítulo I debruça-se sobre a recepção crítica do filme Mãe só há uma, sobretudo artigos de opinião escritos no ano de divulgação do filme, de maneira a procurar identificar critérios de entendimento de arte que fundamentassem tais discursos. A partir das demandas levantadas pela leitura do material, propõe uma revisão teórica do espaço contrariado da fábula na história do cinema a partir de Jacques Rancière, em conexão com os desdobramentos da questão na crítica e teoria do cinema. O capítulo II propõe uma reflexão sobre a questão da nomeação no filme, tomada enquanto encenação de diferentes modos de desidentificação. Produzem-se, visto isso, aproximações com fragmentos de literatura contemporânea que compartilham procedimentos afins, de maneira a investigar tais efeitos. O capítulo III procura compreender a potência política em Mãe só há uma a partir de uma reflexão sobre o realismo em jogo no filme. Para isso, é preciso retomar o espaço do cinema na relação entre lógica representativa e abundância de detalhes, e, ainda, naquela que articula ficção e democracia. Finalmente, o capítulo IV pensa o espaço da poesia no filme, presença impertinente, ao mesmo tempo em que reconhece rastros do procedimento poético imbricados na criação fílmica. pt_BR
dc.format.extent 73 pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Cinema pt_BR
dc.subject Teoria literária pt_BR
dc.subject Anna Muylaert pt_BR
dc.subject Poesia pt_BR
dc.subject Crítica pt_BR
dc.title Poéticas do descompasso: cinema, crítica e poesia em Mãe só há uma pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
tcc-carolina-2.pdf 15.31Mb PDF View/Open TCC

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar