O percurso histórico da punição no Brasil.
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Cortizo, Maria del Carmen |
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dc.contributor.author |
Custódio, Drieli |
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dc.date.accessioned |
2021-02-26T12:33:46Z |
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dc.date.available |
2021-02-26T12:33:46Z |
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dc.date.issued |
2020-12-18 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220367 |
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dc.description |
TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Serviço Social. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O racismo está materializado no tratamento diferenciado que se confere à negros e pobres no
Brasil, a compreensão da atual conjuntura brasileira e todas as suas singularidades excludentes,
só é possível, a partir da análise dos processos de construção social do Brasil e da identidade
do povo brasileiro. Nossa sociedade é fundada em três eixos principais: trabalho escravo,
agricultura de monocultura e grandes latifúndios. Diversos autores, e a mídia no geral, são os
principais agentes responsáveis por disseminar ideias que se tornaram dominantes e que
identificam nosso mal de origem na corrupção do Estado, herdado de Portugal, dessa maneira,
tratam de maneira simplista e reducionista o tipo de escravidão que se estabeleceu no Brasil.
Entende-se que, valores culturais não se transmitem automaticamente, eles resultam de uma
série de dinâmicas sociais que são parte de um projeto de manutenção da dominação, nesse
sentido, é preciso que a escravidão seja compreendida como um conceito histórico, uma
instituição que perpassa todas as outras e que produz desigualdades ainda hoje. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Racism consists in the different treatment given to black and poor people in Brazil. It is only
possible to understand the current Brazilian situation, and all its excluding particularities,
through the analysis of the social construction processes in Brazil and its inhabitants’ identity.
Our society is built on three main pillars: slave labor, monoculture farming, and large estates.
Several authors, and media in general, are the main characters responsible for spreading ideas
that become widely accepted and that identify the corruption of the State, inherited from
Portugal, as our origin doom. Consequently, they treat the type of slavery established in Brazil
in a simplistic and euphemistic way. It is understood that the transmission of cultural values
does not happen automatically, it results from a series of social dynamics that are part of a
project to maintain domination. In this sense, slavery must be seen as a historical concept, an
institution that permeates all others and still currently produces inequalities. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
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dc.subject |
Escravidão. Inimigo da sociedade. Família patriarcal. Personalismo. |
pt_BR |
dc.subject |
Slavery. Society’s enemy. Patriarchal family. Personalism. |
pt_BR |
dc.title |
O percurso histórico da punição no Brasil. |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
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