Title: | Being black: race, hair politics, love and diasporic identities in Americanah |
Author: | Francisco, Dayane Evellin de Souza |
Abstract: |
O objetivo principal desta pesquisa é examinar o romance Americanah da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie por uma perspectiva interseccional, tendo como base as considerações de Kimberlé Crenshaw sobre ?interseccionalidade?. Considerando os estudos de María Lugones sobre ?colonialidade?, a análise oferece uma investigação sobre seus efeitos na vida das personagens. A tese examina também o uso de blogging como uma ferramenta literária, como meio de compreender o ponto de vista narrativo e a perspectiva teórica de Ifemelu como blogueira. Além disso, esta pesquisa inova ao explorar ?políticas de cabelo? (hair politics) no romance. A cultura do cabelo crespo representa uma parte significativa da experiência de diáspora negra e é um tema crucial dentro da narrativa. Portanto, proponho que ?cabelo? abrange várias dimensões da vida de mulheres negras, uma vez que se entrelaça com categorias como raça, gênero, classe, nacionalidade e sexualidade. Com base em autores como Ingrid Banks, Ayana Byrd, Lori Tharps e Emma Dabiri, a investigação mostra que o ?cabelo? em Americanah pode ser entendido como uma metáfora para políticas raciais nos Estados Unidos. Este estudo também lida com o tema do amor ao investigar os relacionamentos românticos de Ifemelu. A pesquisa sugere que o amor não pode ser alcançado sem um reconhecimento de diferenças e uma libertação dos sentimentos de inferioridade muitas vezes causados por ideologias patriarcais de supremacia branca. Finalmente, as discussões de Homi K. Bhabha sobre ?mimetismo? são abordadas a fim de compreender melhor a experiência de migração e migração de retorno dos personagens africanos. Abstract: The general objective of this research is to examine Chimamanda Ngozi Adichie?s Americanah from an intersectional perspective, drawing on Kimberlé Crenshaw?s considerations about ?intersectionality?. In alignment with María Lugones? use of the term, the analysis offers an investigation of the effects of ?coloniality? in the characters? lives. It also examines the use of blogging as a literary device to understand the narrative point of view and Ifemelu?s theoretical perspective as a blogger. Furthermore, this research innovates by exploring hair politics in the novel. Black hair culture represents a significant part of the experience of Black diaspora and it is a major theme in the narrative. Hence, I propose that hair encompasses several dimensions of Black women?s lives, as it intertwines with categories such as race, gender, class, nationality, and sexuality. Drawing from authors such as Ingrid Banks, Ayana D. Byrd, Lori Tharps, and Emma Dabiri, the investigation shows that hair can be understood as a metaphor for race politics in the United States. This study also deals with the theme of love through an examination of Ifemelu?s romantic relationships. The research suggests that love cannot be achieved without a recognition of differences and a liberation from feelings of inferiority often caused by patriarchal white supremacist ideologies. Finally, Homi K. Bhabha?s discussions on ?mimicry?, ?home?, and ?unhomeliness? are approached in order to better understand the African characters? experience of migration and return migration. |
Description: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2020. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/221265 |
Date: | 2020 |
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PPGI0193-T.pdf | 1.307Mb |
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