Title: | Eu peço pela memória de África: A cultura do imperialismo no museu moderno “universal” a partir do estudo da expropriação cultural e do memoricídio no Reino de Benin |
Author: | Nikel, Isabella Pereira |
Abstract: |
A presente monografia tem como objetivo geral evidenciar, a partir do estudo de caso da expedição punitiva inglesa no Reino de Benin em 1897, como o museu moderno se serviu da cultura do imperialismo e do memoricídio dos povos colonizados. Esta pesquisa tem três objetivos específicos, são eles: i) entender o memoricídio empregado na expedição punitiva no Reino de Benim em 1897, buscando situar os interesses, ideologias e ferramentas do império britânico; ii) estudar a concepção do museu moderno enquanto instrumento da cultura imperial e a sua intrínseca lógica de separação e de classificação dos povos; e iii) situar as contínuas manifestações da cultura do imperialismo nos museus autointitulados “universais”, bem como refletir sobre os dispositivos de resistência frente ao memoricídio por parte dos povos que foram colonizados. Para tal, o método utilizado foi o estudo de caso, sendo a pesquisa bibliográfica o principal procedimento de investigação. Por fim, as teorias de base desta monografia são os estudos pós-coloniais e decoloniais, antirracistas, feministas e do Sul global, utilizando também diversas teorias críticas de distintas áreas, como antropologia, museologia, história e história da arte. The present research has the goal of showing, from the case study of the English punitive expedition in the Kingdom of Benin in 1897, how the modern museum benefited from the culture of imperialism and the memoricide of the colonized peoples. This research has three specific objectives, which are: i) to understand the memoricide used in the punitive expedition in the Kingdom of Benin in 1897, seeking to situate the interests, ideologies and tools of the British empire; ii) to study the conception of the modern museum as an instrument of imperial culture and its intrinsic logic of separation and classification of peoples; and iii) to situate the continuous manifestations of the culture of imperialism in the self-titled “universal” museums, as well as to reflect upon the resistance devices against the memoricide by the peoples that were colonized. For this, the method chosen was the case study, with bibliographic research being the main investigation procedure. Finally, the basic theories of this monograph are postcolonial and decolonial studies, anti-racists, feminists and the global South, also using several critical theories from different areas, such as anthropology, museology, history and art history. |
Description: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Relações Internacionais. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/223131 |
Date: | 2021-05-12 |
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TCC Isabella Nikel.pdf | 3.127Mb |
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