A figura da mulher nas obras de Madame de, de Louise de Vilmorin, e Madame Bovary, de Gustave Flaubert

DSpace Repository

A- A A+

A figura da mulher nas obras de Madame de, de Louise de Vilmorin, e Madame Bovary, de Gustave Flaubert

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Santos, Sheila Maria dos
dc.contributor.author Oliveira, Luiz Fernando de
dc.date.accessioned 2021-06-07T21:05:17Z
dc.date.available 2021-06-07T21:05:17Z
dc.date.issued 2021-05-07
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/224188
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Francês pt_BR
dc.description.abstract Gustave Flaubert, em 1857, publica o romance Madame Bovary, que narra a história de Emma Bovary, uma mulher infeliz com seu casamento com Charles Bovary e que comete adultério na busca daquele amor constante nas obras românticas que lia quando estudava no convento. Quase cem após, Louise de Vilmorin, em 1951, publica Madame de, que também narra a história de uma mulher infeliz com seu casamento com Monsieur de e que comete adultério. Mesmo sendo obras escritas em épocas tão distintas e por duas perspectivas de gênero, ambas trazem a figura de mulher impossibilitada de buscar suas vontades e desejos sem o julgamento negativo da sociedade. As escolhas das obras se deram em razão de buscar duas figuras de mulher por perspectivas de gêneros diferentes, de épocas diferentes e que fossem chamadas de “madame”. De um lado um cânone da literatura e do outro uma autora pouco conhecida e não traduzida no Brasil. Com isso, o objetivo deste trabalho de conclusão de curso é analisar a figura da mulher e sua cronologia misógina através de Madame de, de Louise de Vilmorin, e Madame Bovary¸ de Gustave Flaubert. Para tanto, o desenvolvimento da pesquisa dar-se-á pela utilização do método indutivo e com a técnica na documentação indireta. Para alcançar o objetivo do trabalho, tem-se como fundamentação teórica as obras Figure III, de Gérard Genette, e Le démon de la théorie, de Antoine Compagnon. Ao final do trabalho, esperar-se-á conseguir observar através de ambas as personagens as dificuldades e os limites impostos a mulher dos séculos XIX e XX na França, mesmo para aquelas conhecidas como “madame”. pt_BR
dc.format.extent 70 pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Louise de Vilmorin. Madame de. Gustave Flaubert. Madame Bovary. Figura da mulher. Literatura comparada pt_BR
dc.title A figura da mulher nas obras de Madame de, de Louise de Vilmorin, e Madame Bovary, de Gustave Flaubert pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
TCC - Arquivo Final.pdf 1.151Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar