Abstract:
|
Este trabalho de monografia tem como objetivo abordar o romance Capão Pecado do escritor Reginaldo Ferreira da Silva, o Ferréz. O livro é portador de um discurso literário, em linguagem coloquial, característica da literatura marginal, cuja narrativa aborda uma história romanesca entre Paula e Rael, na periferia do bairro Capão Redondo, da cidade de São Paulo. Diante da problemática discursiva do livro, constitui-se o tema principal de discussão deste Trabalho de Conclusão de Curso – TCC. Como narrar “uma história da periferia para o livro, deste para os grandes centros urbanos”? Esta proposição introduz à redação do livro Capão Pecado, que narra uma história originária da periferia e mostra o posicionamento do texto sobre essa temática. Portanto, o assunto abordado neste TCC, o qual chamamos de tema, traça as diretrizes do contexto idealizado, com base no objeto de estudo, o romance Capão Pecado. Portanto trata-se de um livro de grande repercussão no meio literário, pelo fato de ter um contexto narrado com vozes marginais e escrito por um jovem da periferia. É uma história com um embate crítico importante. Há os que resumiram a história do livro como “ficção da realidade” e os que o defendem como “documento literário”. Esse embate gerado pela crítica, já foi discutido em muitos momentos nas universidades, tornando o livro um material importante, advindo da periferia para o consumo acadêmico. O livro Capão Pecado traz como centralidade de contexto, o romance entre Paula e Rael, este o protagonista principal da história, além de ser o personagem de Ferréz. Rael é um jovem trabalhador, assim como tantos outros que moram na favela de Capão Redondo. O seu relacionamento com Paula trouxe-lhe alegria e dissabor, aquela por conquistar uma garota das mais lindas do bairro, este por ser Paula namorada do seu melhor amigo, o Matcherros. O Rael sempre foi um lutador que se destacou dos demais jovens da favela, estudando, escrevendo livros, inclusive, ele tatuou no seu braço direito, a imagem da capa do livro Capão Pecado (2013), num gesto de rebeldia pela desídia do Estado para com os moradores da favela. O impacto de verossimilhança de Capão Pecado, com a periferia em Capão Redondo tem muito a ver com a biografia de Rael, que vive e viveu as experiências nuas e cruas da favela. Por conseguinte, o contexto de Capão Pecado, produzido por Ferréz no berço de Capão Redondo, legitima-o como literatura periférica. |