Teatro-Dança Clássico Indiano: Um Olhar a Partir da Antropologia Teatral
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Padilha, Priscila Genara |
|
dc.contributor.author |
Lima, Vanessa Ferreira de |
|
dc.date.accessioned |
2021-06-28T15:06:26Z |
|
dc.date.available |
2021-06-28T15:06:26Z |
|
dc.date.issued |
2021-05-11 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/224495 |
|
dc.description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Artes Cênicas |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho tem como foco investigar algumas formas do teatro-dança clássico indiano a partir dos estudos realizados pelo encenador italiano Eugênio Barba: a Antropologia Teatral. Assim, nesta pesquisa, é contextualizado a origem sagrada do teatro-dança indiano e alguns de seus princípios, encontrados em um tratado milenar das artes dramáticas, o Natya Shastra. A pesquisa prioriza a forma Kathakali, por ser uma das manifestações tradicionais mais populares da Índia e por ser mencionado como uma das formas mais ilustrativas dos princípios apresentados pela Antropologia Teatral. Neste trabalho são enfatizados aspectos que mais se destacam no processo de desumanização dos atores-bailarinos indianos, como: as expressões faciais, a importância do olhar, a maquiagem, o figurino e as posturas que alteram o equilíbrio do corpo. O estudo de tais princípios do teatro-dança clássico indiano é aprofundado por sua articulação com os princípios que retornam, da Antropologia Teatral. Trata-se de características psicofísicas que são semelhantes em formas teatrais de diferentes culturas. Os princípios que retornam são: a extracotidianidade, a equivalência, a dança das oposições, a incoerência coerente, a virtude da omissão, o equilíbrio precário e o corpo decidido. Estes princípios foram assim lidos por Barba nas técnicas utilizadas no teatro-dança indiano e também em outros teatros asiáticos, inspirando novas alternativas de treinamentos para atores e atrizes do ocidente. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Teatro-dança indiano |
pt_BR |
dc.subject |
Antropologia Teatral |
pt_BR |
dc.subject |
Comportamento extracotidiano |
pt_BR |
dc.title |
Teatro-Dança Clássico Indiano: Um Olhar a Partir da Antropologia Teatral |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar