Abstract:
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O objetivo da pesquisa foi coletar informações que contribuíssem para elaboração de
possibilidades de interações entre a protagonista Lurdinha no Game Comenius, Módulo 2,
Mídias Audiovisuais, serious game, que tem a proposta de letramento (LEMKE, 2010;
KNOBEL; LANKSHEAR, 2007; ROJO, 2012; 2013), de estudantes de Licenciaturas, e
professores em formação continuada para o uso de mídias no processo de ensino aprendizagem
na perspectiva dos teóricos da educação Célestin Freinet, Jean Piaget, Lev Vygotsky e Paulo
Freire, e os Non-Player Characters (NPCs), conhecidos como agentes pedagógicos em jogos
educativos (DICKEY, 2015), dos professores e dos alunos, que foi produzido na Universidade
Federal de Santa Catarina (UFSC), no Centro de Ciências da Educação (CED), vinculado ao
Grupo de pesquisa EDUMÍDIA (Educação, Mídia e Comunicação), no Projeto Comenius. A
ida a campo para coleta de dados foi na perspectiva de abordagem dos estudantes pesquisados
como participantes na produção do game, ao considerar-se, o aluno, no centro do processo de
ensino aprendizagem, a dimensão pedagógica ultrapassa a formação curricular. Assim, o
estudante é atuante em seu tempo histórico, e não depositário do saber, e em especial as
crianças, fazendo o exercício de uma infância política. A pesquisa se realizou na Rede Estadual
de Ensino de Florianópolis, Santa Catarina, com estudantes do Ensino Fundamental e Médio, e
Educação de Jovens e Adultos, totalizando 149 participantes, no ano letivo de 2018, sendo
pesquisa social, qualitativa, quantitativa, exploratória, e de levantamento. Ao mesmo tempo em
que se valorizaram os saberes dos educandos, a pesquisa estimulou a reflexão sobre o
significado da aprendizagem com o uso de mídias, e sobre como elas são utilizadas no cotidiano
escolar e pessoal destes estudantes, suas opiniões e sugestões para uso em seus processos de
ensino- aprendizagem, neste contexto da região Sul do Brasil. A perspectiva dos estudantes
remeteu à constatação sobre como esses sujeitos compreendem o uso de mídias em sua
formação, e como pensam que isso poderia ser explorado na aprendizagem, e embasou a
produção de conteúdo narrativo para o Game Comenius, Módulo 2, Mídias Audiovisuais,
almejando contribuir na formação de Licenciandos e docentes em formação continuada,
acrescentando ao game conteúdo factual e atingindo o objetivo de participação da infância na
produção cultural de um game educativo. |