O lúdico e o letramento midiático: o potencial pedagógico dos jogos digitais na formação para as mídias
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Dulce Márcia Cruz |
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dc.contributor.author |
Natan Salles Medeiros |
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dc.date.accessioned |
2021-08-23T10:50:03Z |
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dc.date.available |
2021-08-23T10:50:03Z |
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dc.date.issued |
2021-08-22 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226332 |
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dc.description |
Vídeo Resumo de Relatório Final do Programa de Iniciação Científica - Universidade Federal de Santa Catarina. CCE. Design. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O objetivo deste relatório é narrar o processo de produção do módulo 3 do game comenius. Game Comenius é um jogo educativo com foco em promover a diversificação dos recursos e práticas utilizados pelos professores durante a aula, incentivando e explicando o uso de diversos tipos de mídias no planejamento didático. O projeto do grupo de pesquisa EDUMÍDIA teve início em julho de 2015 e atualmente possui dois módulos prontos (Comenius 1 e Comenius 2), a terceira parte do projeto tem previsão de ser finalizada até dezembro de 2021. O módulo 3 possui uma mecânica de gameplay "point and click" na qual o jogador planeja uma aula escolhendo desde o nível de ensino até as mídias de apoio que utilizará, e, depois, respondendo a diversos quizzes sobre os itens selecionados para fixar o conteúdo sobre o tema da aula. Esse estilo de gameplay depende da criatividade da equipe na implementação das mecânicas desejadas para ser uma experiência interessante para o jogador. A fundamentação teórica buscou embasamento em pesquisadores como Meneguette e Basbaum (2016), Oliveira e Zille (2019) e Jeannie Novak (2010). A metodologia deste projeto consistiu em participar do desenvolvimento, produção e aplicação do jogo. Atuei majoritariamente na criação e atualização das interfaces do Comenius 3. Utilizando o software de edição vetorial Adobe Illustrator, criei e exportei assets seguindo os padrões técnicos estéticos do jogo, que já possuía uma identidade visual definida pela equipe anterior. Também criei artes para eventos/oficinas online quando foi necessário. Além da produção gráfica atuei na área do game design ajudando a criar soluções para o andamento da produção do jogo criando fluxogramas e slides que ajudam a equipe a entender/visualizar como deve ser o funcionamento do jogo. Por fim, criei efeitos sonoros e composições musicais baseados no game. Para isso busquei, através do design de som, imergir e conduzir o jogador, tanto no sentido de oferecer feedback pelas suas ações quanto na exploração e interação com o jogo. Como resultado do meu trabalho finalizamos a metodologia 1 e 2 do módulo 3 e estamos testando o primeiro protótipo em agosto de 2021 com uma turma de estudantes de licenciaturas e outra de pedagogia. Essa é uma forma do projeto manter o jogo em constante desenvolvimento por ser apoiado pelos feedbacks retornados dos testes através de formulários que os participantes utilizam. Este método de produção garante que o projeto esteja sempre atualizado conforme as necessidades do usuário e também força a equipe a dedicar apenas o tempo necessário para cada tarefa. Desta forma, discutindo os feedbacks com a equipe nas reuniões semanais que fazemos via Discord conseguimos apresentar um protótipo funcional que é utilizado conforme é finalizado. O plano de atividades previsto não foi completado, por conta da pandemia e dificuldade de encontrar programadores, alterações nas prioridades do projeto foram realizadas e os objetivos Apoiar a criação de um banco de dados para salvar jogos e indexação de busca; Acompanhar o desenvolvimento de uma solução de IA para acompanhar os jogadores no módulo 3; Apoiar o desenvolvimento de uma rede social para armazenamento, compartilhamento, fóruns; Pesquisar e implementar ferramentas de integração com Moodle para cursos EAD foram considerados menos importantes no momento e focamos em finalizar a produção do módulo 3, deixando essas atividades para o próximo bolsista PIBITI. Concluiu-se a importância de direcionar o projeto de acordo com suas necessidades para realizar um trabalho satisfatório dentro do tempo estipulado. Como não foi possível finalizar o módulo 3 continuarei no projeto como estagiário até finalizarmos, previsto para dezembro de 2021. |
pt_BR |
dc.format.extent |
3m57s |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject |
Jogo Educativo |
pt_BR |
dc.subject |
Mídias |
pt_BR |
dc.subject |
Unity Engine |
pt_BR |
dc.subject |
Interfaces Gráficas |
pt_BR |
dc.subject |
Game Design |
pt_BR |
dc.title |
O lúdico e o letramento midiático: o potencial pedagógico dos jogos digitais na formação para as mídias |
pt_BR |
dc.type |
Video |
pt_BR |
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