Abstract:
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Objetivo: Avaliar a usabilidade, a aplicabilidade, a clareza e a relevância de um jogo educativo, para o ensino de primeiros socorros com crianças escolares. Metodologia: Estudo descritivo com abordagem quantitativa, para avaliação da usabilidade do jogo educativo, em formato de tabuleiro, denominado “vidas em jogo”. Para a avaliação de usabilidade do jogo optou-se por adaptar o questionário System Usability Scale (SUS), uma vez que através da avaliação do uso é possível compreender se este é eficiente, eficaz e vai ao encontro aos objetivos do produto criado e de seus utilizadores. O estudo foi desenvolvido com crianças entre nove a 14 anos, matriculadas no Ensino Fundamental de escolas públicas, localizadas em Florianópolis (SC). Foi elaborado um instrumento específico de coleta de dados, composto de duas partes sendo a primeira referente à caracterização dos participantes (idade, sexo e série do ensino fundamental) e a segunda subdivida em duas categorias: (A) avaliação da usabilidade por meio do System Usability Scale (10 itens) e (B) avaliação da atratividade e design do tabuleiro do jogo (7 itens). Os dados coletados foram transferidos e tabulados no Microsoft Office Excel para uma análise estatística das médias dos escores do instrumento aplicado. Foram gerados gráficos que apresentam a distribuição da frequência e mediana da tendência central das respostas. Resultado: Participaram do estudo 11 crianças, sendo 3 do sexo feminino e 8 do sexo masculino, com idade entre 9 a 14 anos (média 10,36) que se encontram entre 3º e 6º ano do ensino fundamental. Destes apenas 1 afirma que não costuma jogar algum tipo de jogo de tabuleiro. Pela análise estatística das respostas obtidas mediante aplicação do questionário SUS, observou-se que o valor total referente à média de todos os scores foi de 76,59, classificado como excelente, e mediana de 76, variando de 60 a 92,5. Na avaliação da atratividade e design, as dimensões melhores avaliadas foram a interação social (72,7%) e a diversão (90,9%) (jogariam novamente). Afirmaram que o design do jogo apresenta atratividade (63,6%). Por outro lado, 45,4% das crianças não foi capaz de relacionar o conteúdo do jogo (primeiros socorros) com situações já observadas, o que indica que o jogo poderá ser melhorado colocando situações mais cotidianas no decorrer do jogo. Conclusão: Na avaliação de usabilidade o jogo educativo foi considerado excelente pelos participantes, alcançando um score de 76,59 na escala SUS. O jogo educativo promove a interação social, apresenta um design atrativo e estimula o ensino de primeiros socorros para crianças escolares, podendo ser utilizado como instrumento de aprendizagem em escolas de ensino fundamental e crianças em idade escolar. Constitui-se assim, uma ferramenta pedagógica para o ensino de primeiros socorros com crianças escolares, como opção às práticas educativas tradicionais. |