dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
|
dc.contributor.advisor |
Azambuja, Luciano de |
|
dc.contributor.author |
Soares, Cleber Sigals |
|
dc.date.accessioned |
2021-08-23T14:04:33Z |
|
dc.date.available |
2021-08-23T14:04:33Z |
|
dc.date.issued |
2021 |
|
dc.identifier.other |
371960 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226891 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Florianópolis, 2021. |
|
dc.description.abstract |
A década de 1980 foi marcada pela transição democrática brasileira e pela efervescente cena cultural do rock nacional. O objeto de pesquisa desta dissertação de mestrado é investigar as possibilidades e limites dos usos do rock nacional dos anos oitenta para o ensino e aprendizagem histórica, mais especificamente sobre a redemocratização da sociedade brasileira no recorte temporal que vai Lei de Anistia à eleição de Collor (1979-1989). Delimitamos como sujeitos da pesquisa qualitativa em ensino de história, estudantes jovens e adultos da disciplina História do Brasil de um curso técnico pós-médio da educação profissional da cidade de Florianópolis. Pesquisar as protonarrativas escritas por estudantes a partir dos usos do rock nacional da década de 1980 para o ensino e aprendizagem sobre a Redemocratização do Brasil, parte do pressuposto de que investigar a consciência histórica primeira dos estudantes, constitui um ponto de partida instigante para o planejamento de uma Aula de História. As perspectivas teóricas estão calcadas nas seguintes categorias: consciência histórica, narrativa histórica, fonte histórica e protonarrativas a partir da teoria da história de Jörn Rüsen (2001; 2007a, 2007b), em suas relações com canção popular e fonte canção (AZAMBUJA, 2013), além de uma breve síntese historiográfica sobre a Redemocratização do Brasil (SKIDMORE,1998), (FAUSTO (2011), (DEL PRIORI; VENÂNCIO, 2010), (ALEXANDRE, 2002). A metodologia de trabalho baseia-se nas operações processuais da pesquisa histórica (RÜSEN, 2007a) adaptadas a uma pesquisa em ensino e aprendizagem histórica (RÜSEN, 2012) direcionada a um pequeno grupo focal de estudantes voluntários e os subjacentes instrumentos de investigação. A hipótese do trabalho procura comprovar que o rock nacional dos anos 1980 faz parte do gosto musical de estudantes jovens e adultos e pode ser apropriado como fonte histórica significativa para ensino e aprendizagem sobre o processo de redemocratização da sociedade brasileira. |
|
dc.description.abstract |
Abstract: The 1980s were marked by the Brazilian democratic transition and the effervescent cultural scene of national rock. The object of research of this master's dissertation is to investigate the possibilities and limits of the uses of national rock of the eighties for teaching and historical learning, more specifically on the redemocratization of Brazilian society in the time frame that goes from the Amnesty Law to the election of Collor (1979-1989). We delimited as subjects of qualitative research in teaching history, young and adult students of the discipline History of Brazil from a technical post-secondary course in professional education in the city of Florianópolis. Research the protonarratives written by students from the uses of national rock of the 1980s for teaching and learning about the Redemocratization of Brazil, based on the assumption that investigating the students' first historical conscience, constitutes an instigating starting point for planning of a History Class. Theoretical perspectives are based on the following categories: historical awareness, historical narrative, historical source and protonarratives based on the theory of history by Jörn Rüsen (2001; 2007a, 2007b), in his relations with popular song and song source (AZAMBUJA, 2013), in addition to a brief historiographical synthesis on the Redemocratization of Brazil (SKIDMORE, 1998), (FAUSTO (2011), (DEL PRIORI; VENÂNCIO, 2010), (ALEXANDRE, 2002). historical research (RÜSEN, 2007a) adapted to research in historical teaching and learning (RÜSEN, 2012) aimed at a small focus group of student volunteers and the underlying research instruments. The hypothesis of the work seeks to prove that the national rock of the 1980s it is part of the musical taste of young and adult students and may be appropriate as a significant historical source for teaching and learning about the process of redemocratization in Brazilian society. |
en |
dc.format.extent |
71 p.| tabs. |
|
dc.language.iso |
por |
|
dc.subject.classification |
História |
|
dc.subject.classification |
Rock |
|
dc.subject.classification |
Democratização |
|
dc.title |
Rock nacional, anos 80 e ensino de história: a redemocratização do Brasil em estado violência |
|
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
|