"The world could always use more heroes": a social semiotic analysis of The Game Overwatch

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"The world could always use more heroes": a social semiotic analysis of The Game Overwatch

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.advisor Heberle, Viviane Maria
dc.contributor.author Souza, Felipe Antônio de
dc.date.accessioned 2021-08-23T14:04:49Z
dc.date.available 2021-08-23T14:04:49Z
dc.date.issued 2021
dc.identifier.other 371963
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226908
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2021.
dc.description.abstract Considerando o aumento significativo da indústria de vídeo games nos últimos anos e também a relevância de vídeo games como poderosos objetos para investigação na academia, o presente estudo visa analisar elementos semióticos do popular jogo Overwatch (2016). A relevância do jogo, além de seu impacto na indústria do entretenimento recebendo vários prêmios como jogo do ano, se dá ao fato de que o jogo retrata uma seleção diversa de personagens (chamados de heróis) de diferentes partes do mundo. Consequentemente, o jogo também apresenta várias referências culturais e intertextuais a fim de trazer uma rica representação através de seus elementos semióticos. Com base em teorias e arcabouços teóricos de Multimodalidade, Análise Crítica do Discurso, a Representação de Atores Sociais e a Gramática Sistêmica Funcional, a análise investiga vários elementos semióticos do jogo com o foco em 20 personagens. Cada personagem é analisado sob as teorias e arcabouços teóricos que são adaptados e moldados em um quadro analítico que desenvolvi (e proponho), nomeado de The Multimodal Pathway (O Caminho Multimodal). Resultados mostram que apesar do jogo ser, certamente, positivo em termos de representação de diferentes culturas, etnias e fatores socioculturais dos personagens, ele ainda perpetua estereótipos, noções conservadoras de gênero, e algumas questões problemáticas na criação multimodal de suas identidades. Com isso, sendo ainda um jogo relevante hoje em dia que está em constante adaptação, uma maneira mais eficaz e bem desenvolvida de representar a diversidade proposta pelo jogo é esperança para um breve futuro.
dc.description.abstract Abstract: Considering the significant increase of the gaming industry in recent years and also the relevance of video games as powerful objects for investigation in academia, the present study aims at analyzing semiotic elements from the popular game Overwatch (2016). The relevance of the game, in addition to its impact on the entertainment industry receiving numerous ?game of the year? awards, relies on the fact that the game portrays a diverse selection of characters (known as heroes) from different parts of the world. Consequently, it also presents many cultural and intertextual references in order to create a rich representation through its semiotic elements. Grounded on theories and analytical frameworks of Multimodality, Critical Discourse Analysis, the Representation of Social Actors and Systemic Functional Linguistics, the analysis investigates several semiotic elements from the game with the focus on 20 characters. Each character is analyzed under the theories and analytical frameworks which are adapted and molded into an analytical table I developed (and propose), named The Multimodal Pathway. Results show that, even though the game was, indeed, positive in terms of representing several different cultures, ethnicities and sociocultural factors of the characters, it still reinforces stereotypes, gender bias and some problematic issues on the multimodal creation of their identities. With this, as a still relevant game nowadays that is in constant adaptation, a more effective and well-developed way to represent the diversity proposed by the game is still hope for a near future. en
dc.format.extent 295 p.| il., gráfs., tabs.
dc.language.iso eng
dc.subject.classification Língua inglesa
dc.subject.classification Jogos
dc.subject.classification Análise crítica do discurso
dc.title "The world could always use more heroes": a social semiotic analysis of The Game Overwatch
dc.type Tese (Doutorado)


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