Instrumento para avaliação da experiência do usuário com catálogos digitais que fazem uso de realidade aumentada em dispositivos móveis

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Instrumento para avaliação da experiência do usuário com catálogos digitais que fazem uso de realidade aumentada em dispositivos móveis

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Title: Instrumento para avaliação da experiência do usuário com catálogos digitais que fazem uso de realidade aumentada em dispositivos móveis
Author: Vendramini Junior, Dorival Germano
Abstract: Os catálogos digitais acessíveis em aparelhos móveis utilizados para a venda de produtos vestíveis apresentam desafios na exibição de produtos para o público. Algumas soluções para tal situação têm sido desenvolvidas a partir de uma diversidade de tecnologias como fotografias, modelos digitais e simuladores de corpos. Atualmente, a realidade aumentada (RA), tecnologia que une o mundo real e o virtual, surgida ainda na década de 90, vem sendo utilizada para tais simulações em catálogos. Iniciativas de mercado e esforços acadêmicos ligados à referida tecnologia têm se concentrado na execução de soluções, mas poucos estudos desenvolveram instrumentos que permitam a avaliação e posterior aprimoramento da experiência do usuário em catálogos com RA. Assim, a presente pesquisa, adotando a Design Science Research como método base, partiu de uma revisão bibliográfica sobre a tecnologia de realidade aumentada, experiência do usuário e catálogos digitais. Mapeou ainda, técnicas de avaliação já utilizadas para avaliar o contexto de prova virtual de produtos utilizando realidade aumentada em catálogos no contexto mobile. Posteriormente, utilizando da análise de conteúdo como método para decupagem do corpus de informações coletadas na pesquisa bibliográfica, desenvolveu-se um instrumento de avaliação de catálogos digitais de m-commerce que utilizam realidade aumentada para simular produtos vestíveis. Tal instrumento, composto por 8 categorias de análise, foi aplicado em contexto de uso de um catálogo com RA e avaliado por voluntários. Em seguida, a partir dos resultados de tal avaliação, foram propostas melhorias em sua estrutura. Por fim, como último passo do método da DSR, foram desenvolvidas as premissas de construção e contingência do instrumento, sendo que aquelas podem ser aplicadas para a construção de ferramentas de avaliação para outros cenários. Desta forma, o resultado obtido contribui com designers no processo de desenvolvimento de catálogos dentro do escopo descrito e na melhora da experiência do usuário em tais situações, além de gerar resultados significativos na medida em que eventuais novas tecnologias derivadas dela poderão ser avaliadas a partir de estudos iniciados utilizando o instrumento gerado.Abstract: The digital catalogs accessible on mobile devices used for the sale of wearable products present challenges in displaying products to the public. Some solutions for this situation have been developed based on a diversity of technologies, such as photographs, digital models and body simulators. Currently, augmented reality (AR), a technology that unites the real and virtual worlds, which emerged in the 90s, has been used for such simulations in catalogs. Market initiatives and academic efforts related to this technology have focused on the execution of solutions, but few studies have developed instruments that allow the evaluation and further improvement of the user experience in catalogs with AR. Thus, the present research, adopting Design Science Research as a base method, started from a bibliographic review on augmented reality technology, user experience and digital catalogs. It also mapped evaluation techniques already used to evaluate the context of virtual product testing using augmented reality in catalogs in the mobile context. Subsequently, using content analysis as a method for decoupling the corpus of information collected in the bibliographic research, an instrument was developed to evaluate digital m-commerce catalogs that use augmented reality to simulate wearable products. This instrument, composed of 8 categories of analysis, was applied in the context of using a catalog with AR and evaluated by volunteers. Then, based on the results of such an evaluation, improvements in its structure were proposed. Finally, as a last step in the DSR method, the instrument's construction and contingency premises were developed, and these can be applied to the construction of assessment tools for other scenarios. In this way, the result obtained contributes to designers in the process of developing catalogs within the scope described and in improving the user experience in such situations, in addition to generating significant results to the extent that any new technologies derived from it can be evaluated from studies initiated using the generated instrument.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design, Florianópolis, 2021.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227150
Date: 2021


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