dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Vieira, Milton Luiz Horn |
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dc.contributor.author |
Canheti, Cassiano |
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dc.date.accessioned |
2021-08-23T14:08:16Z |
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dc.date.available |
2021-08-23T14:08:16Z |
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dc.date.issued |
2021 |
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dc.identifier.other |
371813 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227155 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design, Florianópolis, 2021. |
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dc.description.abstract |
Os jogos digitais fazem parte do cotidiano da sociedade humana há algumas décadas. Com a evolução tecnológica e a incorporação cultural, os jogos foram deixando de ser apenas objetos de entretenimento e passaram a ser aplicados em outras áreas para outros fins. Jogos passaram a ser usados como ferramentas de ensino e treinamento. E assim surgiu a categoria dos jogos sérios, os jogos com objetivo de treinar e ensinar seu usuário. Essa pesquisa se propõe a analisar e compreender como o design de jogos pode contribuir na adaptação de um jogo sério digital para sua versão em realidade virtual imersiva. Para atingir esse objetivo converteu-se o jogo Caixa de Ossos, que é uma ferramenta de ensino do sistema esquelético humano, para uma versão em realidade virtual. O jogo é voltado para alunos dos diversos cursos de graduação de medicina, odontologia, biologia e outros que estudam o corpo humano. Essa dissertação se justifica à medida em que a tecnologia de realidade virtual está se incorporando nas diversas áreas de atuação profissional, incluindo simuladores e aplicativos de treinamento e ferramentas de ensino. Assim este estudo procura entender como são desenvolvidos tal tipo de aplicativos e como pode ajudar a enriquecer o conhecimento de design de jogos sérios para realidade virtual. Portanto, buscou-se reunir os conceitos das áreas de design de jogos, jogos sérios e realidade virtual para desenvolver um protótipo do jogo Caixa de Ossos para realidade virtual. O resultado deste trabalho foi uma versão protótipo, aplicado a dois grupos, um de 03 e outro de 04 pessoas, das áreas da saúde e do design, respectivamente. A conclusão indica que o jogo em RVI tem um grande potencial como ferramenta lúdica de ensino, no entanto é preciso criar elementos de jogo que levam em conta a experiência prévia do usuário para que ele não se sinta frustrado pela dificuldade ou entediado pela facilidade das atividades iniciais. Para referência de trabalhos futuros, foram desenvolvidos dois documentos de design de jogo: o Caixa de Ossos convencional e o Caixa de Ossos em realidade virtual, para que outros pesquisadores possam usar em suas pesquisas. Esta dissertação usou conceitos e metodologias da área de design e, portanto, sugere-se que pesquisas posteriores introduzam conceitos de outras áreas do estudo humano, como educação, engenharia de software, medicina e outros. |
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dc.description.abstract |
Abstract: From decades, video games belong to human society. As the tecnology evolves and with cultural incorporation, nowadays the video games aren?t just a play tool, but instead are applied in other fields for other ends. So came the serious games cathegory, games with learning purposes. This research come up with the objective to analise and understand how game design can contributes in convert a serious game into a VR serious game. To reach this goal the game Bones Box, a skeletal system learning serious game, has converted to VR. The game was made for medical, dentistry, biology and other human anatomy students. This dissertation applies because the VR technology has been used in several professional fields, including simulators and other learning tools. This study tries to understand how to design those type of apps, and how to improve the serious game design for virtual reality knowledge field. Therefore, it has used the game design, serious games and virtual reality theories to create a Bones Box VR game version. This work results in a prototype version that has applied to two diferente groups, one with 03 health professionals, and other with 04 design ones. The conclusions indicates VR games can be used as learning tools, although the previous experience of the players has to be observed when creating the game elements, in order to keep the players from being frustrated or bored because the game could be too difficult or too easy, depending the player?s previous experiences with VR. For future works, this research brings two game design documents: the Bone Box and the Bone Box VR, and so other researchers could use them for their researches. This dissertation has used design concepts and theories, and so future researchs could use other human field areas, like eduction, software engineering, medicine and so on. |
en |
dc.format.extent |
134 p.| il., gráfs., tabs. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.subject.classification |
Design |
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dc.subject.classification |
Realidade virtual |
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dc.subject.classification |
Jogos eletrônicos |
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dc.subject.classification |
Jogos educativos |
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dc.subject.classification |
Mídia digital |
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dc.title |
O emprego do Design em converter um projeto de jogo educativo para sua versão em Realidade Virtual Imersiva |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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