Etnografia das políticas públicas de gênero, sexualidade e diversidades nos governos petistas (2002-2016)
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Grossi, Miriam Pillar |
|
dc.contributor.author |
Gelpi, Laura Alves |
|
dc.date.accessioned |
2021-08-23T20:20:53Z |
|
dc.date.available |
2021-08-23T20:20:53Z |
|
dc.date.issued |
2021-08-23 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227301 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Ciências Sociais. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Nesta pesquisa investiguei a cena musical de mulheres em Florianópolis SC a partir do Sonora Festival – Ciclo Internacional de compositoras. O objetivo geral foi entender quais os caminhos que as mulheres utilizam para se profissionalizar na música, assim como suas principais demandas e dificuldades. Como objetivos específicos busquei refletir sobre o acesso às políticas públicas culturais e avaliar de que forma essas políticas amparam ou reforçam os seus problemas, a partir do ponto de vista das mulheres entrevistadas; mapiei movimentos musicais e grupos que lutem contra as desigualdades sociais na música; também avaliei os impactos que o festival Sonora acarretou em suas carreiras. A partir de uma perspectiva feminista, procurei contribuir nos estudos de gênero e etnomusicologia. A pesquisa foi fundamentada teóricamente nos feminismos negros e decolonias visando entender como operam as opressões resultantes da colonialidade de gênero/poder, colocando no centro do debate as experiências de vida das mulheres estudadas. Adotei uma metodologia qualitativa e foram feitas seis entrevistas semiestruturadas, com mulheres que participaram do Sonora Festival- Ciclo Internacional de Compositoras em Florianópolis. Verificou-se a dificuldade de acesso às políticas públicas de cultura e a escassez de políticas culturais específicas para grupos subalternos, assim como a falta de controle e análise de dados referente ao edital Elisabeth Anderle, reforçando a importância e necessidade de mais pesquisas científicas nessa área. O Sonora foi considerado um espaço importante para a cena musical de mulheres sendo o primeiro palco profissional para muitas musicistas. |
pt_BR |
dc.format.extent |
vídeo |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject |
Políticas Públicas |
pt_BR |
dc.subject |
Música |
pt_BR |
dc.subject |
Sonora Festival |
pt_BR |
dc.subject |
Etnomusicologia |
pt_BR |
dc.subject |
Feminismo |
pt_BR |
dc.title |
Etnografia das políticas públicas de gênero, sexualidade e diversidades nos governos petistas (2002-2016) |
pt_BR |
dc.type |
Video |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar