“In the Land of Blood and Honey”: arte ou política?A utilização da cinematografia na perpetuação da securitização da identidade sérvia
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Rezende, Lucas Pereira |
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dc.contributor.author |
Santos, Sulamita Fernandes |
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dc.date.accessioned |
2021-09-17T23:27:06Z |
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dc.date.available |
2021-09-17T23:27:06Z |
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dc.date.issued |
2021-09-17 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227946 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Relações Internacionais. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esta monografa tem como objetivo geral utilizar o cinema como ferramenta analítica de temas relacionados à política internacional. Desta forma, analisar como o filme In the land of Blood and Honey (2011) e a disciplina de Segurança Internacional estão conectados. Como resultado dessa conexão, o principal objetivo é analisar como a narrativa e o roteiro trabalhados no filme perpetuaram temas de cunho social securitizados, logo, que podem ser considerados como ferramenta para legitimar discursos de ameaça existencial à um determinado povo e, consequentemente, justificar conflitos. O caso a ser analisado é o da etnia sérvia e, para isso, será analisada a construção histórica dos povos da região dos Bálcãs (bósnios, sérvios, croatas), pois suas histórias estão diretamente relacionadas; e a base teórica do estudo é a contribuição da vertente com abrangência multissetorial dos estudos das Relações Internacionais, representada por alguns autores da Escola de Copenhague. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This monograph has the general objective of using cinema as an analytical tool for issues related to International Politics. According to that, analyze how the film In the Land of Blood and Honey (2011) and the field of International Security studies are connected. As a result of this connection, the main objective is to analyze how the narrative and script developed in the film perpetuated securitized social themes, which can be considered as a tool to legitimize discourses of existential threat to a given people and justify conflicts. The case to be analyzed is of Serbian ethnic group and for this, the historical construction of the peoples of the Balkan region (Bosnians, Serbs, Croats), once their history is directly related; and the theoretical basis of the study is the strand's contribution to the multi-sectorial scope of International Relations studies, represented by some authors from the Copenhagen School. |
pt_BR |
dc.format.extent |
95 |
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dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
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dc.subject |
Cinema. |
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dc.subject |
Securitização. |
pt_BR |
dc.subject |
Sérvia. |
pt_BR |
dc.subject |
Escola de Copenhague. |
pt_BR |
dc.title |
“In the Land of Blood and Honey”: arte ou política?A utilização da cinematografia na perpetuação da securitização da identidade sérvia |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
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