dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Rocha, Fábio Rodrigues de la |
|
dc.contributor.author |
Rosá, Raul Mendes |
|
dc.date.accessioned |
2021-10-06T21:46:57Z |
|
dc.date.available |
2021-10-06T21:46:57Z |
|
dc.date.issued |
2021-09-28 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228814 |
|
dc.description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araranguá. Engenharia da Computação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A gamificação tem se tornado popular, com diversos trabalhos implementando processos
gamificados, tanto analógicos quanto digitais. Para os processos digitais, um desafio é
construir software que supra as necessidades que um sistema gamificado possui. Neste
trabalho, foi desenvolvida uma plataforma de gamificação capaz de suprir requisitos de
diversos ambientes interessados em criar processos gamificados, a fim de demonstrar
as etapas de desenvolvimento de uma plataforma deste tipo, para que interessados em
gamificar seus processos possam se guiar pelos conceitos abordados ou até mesmo utilizar a
plataforma aqui construída. Tal plataforma foi composta de um sistema web, um servidor e
um aplicativo móvel, ambos desenvolvidos utilizando Arquitetura Limpa, Design Orientado
ao Domínio e princípios S.O.L.I.D, práticas conhecidas no mercado por possibilitar a
criação de aplicações escaláveis e de fácil manutenibilidade. O trabalho também detalha
práticas de desenvolvimento, explicando escolhas de linguagens de programação, padrões
de código, boas práticas de design e bibliotecas utilizadas. Com o fim do desenvolvimento,
a plataforma foi distribuída em ambiente de testes para a validação com usuários. Estes
usuários exploraram as suas funcionalidades mais importantes, e então responderam um
questionário avaliando-a de acordo com a usabilidade e interface de utilização. A aplicação
de boas práticas e metodologias foi fundamental na resolução de problemas durante a
etapa de testes, resultando em uma boa avaliação por parte dos usuários. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Gamification has become popular, with many works implementing gamified processes,
both analogical and digital. For the digital processes, one challenge is to build software
that fulfills the needs a gamified system has. In this work, a gamification platform has
been developed to supply the requirements of many environments interested in creating
gamified processes, in order to demonstrate the development stages of a plataform of this
kind, so that people interested in gamifying their processes may guide themselves by the
concepts addressed here or even use the platform itself. The platform contained a web
system, a web server and a mobile application, both developed using Clean Architecture,
Domain Driven Design and S.O.L.I.D. principles, practices well known in the market
for enabling the creation of scalable and easy maintainable applications. The work also
details the development methodologies, explaining choices such as programming languages,
code standards, good design practices and libraries used. By the end of development, the
platform was deployed on a test environment for user validation. These users explored its
most important features, and then answered a questionnaire rating it according to the
usability and user interface. Applying best practices and methodologies was fundamental
when solving problems on the tests stage, resulting on a good rating by the users |
pt_BR |
dc.format.extent |
81p |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Araranguá, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Engenharia de Computação |
pt_BR |
dc.subject |
Gamificação |
pt_BR |
dc.subject |
Desenvolvimento de softwar |
pt_BR |
dc.subject |
Arquitetura limpa |
pt_BR |
dc.subject |
Princípios de design |
pt_BR |
dc.title |
Desenvolvimento de uma plataforma de gamificação genérica utilizando arquitetura limpa e princípios S.O.L.I.D |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Pozzebon, Eliane |
|