GAMIFICAÇÃO E DESIGN - Desenvolvimento de um jogo para engajar e ensinar alunos do ensino fundamental sobre aquecimento global

DSpace Repository

A- A A+

GAMIFICAÇÃO E DESIGN - Desenvolvimento de um jogo para engajar e ensinar alunos do ensino fundamental sobre aquecimento global

Show simple item record

dc.contributor.author Fuchs, Fernanda
dc.contributor.author Marques, André Canal
dc.date.accessioned 2021-10-08T19:39:02Z
dc.date.available 2021-10-08T19:39:02Z
dc.date.issued 2021-05
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228906
dc.description.abstract O seguinte artigo apresenta o design aliado a gamificação, como ferramenta de auxílio para educadores e pais que buscam uma forma divertida e engajadora de ensinar os seus alunos e filhos sobre sustentabilidade e aquecimento global. À medida que as condições climáticas no planeta se deterioram é imprescindível que mudanças sejam implementadas em todas as camadas da sociedade e um dos melhores caminhos para esta mudança é o ensino. Foi desenvolvido um jogo de tabuleiro, que faz parte de um produto-serviço, voltado para o público infanto-juvenil, que pretende ensinar a partir do entretenimento a importância da sustentabilidade e o tema aquecimento global. O jogo foi concebido a partir de pesquisas, entrevistas, estudos de caso e testes, que provaram o potencial que os jogos possuem de não ser apenas uma brincadeira, mas potencialmente uma ferramenta educadora também. pt_BR
dc.description.abstract This article presents design combined with gamification, as an aid tool for educators and parents looking for a fun and engaging way to teach their students and children about sustainability and global warming. As climatic conditions on the planet deteriorate, it is imperative that changes are implemented in all layers of society and one of the best ways for this change is education. A board game was developed, which is part of a product-service, aimed at children and young people, which intends to teach from entertainment the importance of sustainability and the theme of global warming. The game was designed based on research, interviews, case studies and tests, which proved the potential that games must be not just a game, but potentially an educational tool as well. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Design estratégico pt_BR
dc.subject Sustentabilidade pt_BR
dc.subject Aquecimento global pt_BR
dc.subject Gamificação pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.title GAMIFICAÇÃO E DESIGN - Desenvolvimento de um jogo para engajar e ensinar alunos do ensino fundamental sobre aquecimento global pt_BR
dc.title.alternative GAMIFICATION AND DESIGN – Development of a game that engages and teaches elementary students about global warming pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
VOLUME II --315-326.pdf 858.6Kb PDF View/Open Artigo ENSUS 2021

This item appears in the following Collection(s)

  • ENSUS 2021 - IX Encontro de Sustentabilidade em Projeto [152]
    O IX Encontro de Sustentabilidade em Projeto será realizado nos dias 19, 20 e 21 de maio de 2021 e em 28 de maio, 04 e 11 de junho, com extensão das atividades. É um conferência nacional com participações internacionais. O ENSUS 2021 irá reunir professores, pesquisadores, técnicos, alunos e comunidade que buscam pela sustentabilidade integrada aos projetos e ao desenvolvimento de novos produtos, na Arquitetura, Engenharia, Design e áreas afi A 9ª edição do evento, será realizada na UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina, de forma que o evento seja itinerante, o ocorra em um ano na sua sede e em outro, em uma instituição convidada. Em função de portaria da UFSC que impede atividades presenciais, o ENSUS 2021 também será virtual.ns.

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar