Eu Lentes da Experiência: proposta de ferramenta que considere elementos componentes da experiência do usuário

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Title: Eu Lentes da Experiência: proposta de ferramenta que considere elementos componentes da experiência do usuário
Author: Demilis, Marcelo Pereira
Abstract: O Design ao longo dos anos evoluiu, sendo que em um primeiro momento tinha o seu foco na forma do produto, passando em um segundo momento a dar ênfase à função, em seguida à comunicação. Com a emergente economia da experiência, o Design passa a enfatizar a experiência do usuário ao utilizar um produto. Essa nova demanda faz com que surja a necessidade de metodologias e ferramentas adequadas para o desenvolvimento dessa experiência ao longo da prática projetual de Design a fim de garantir ao usuário final experiências significativas e memoráveis. Contudo, as experiências abrangem uma gama de propriedades e métricas variadas, sendo particulares, muitas vezes efêmeras e subjetivas, dificultando sua categorização, definição e aferição. De tal modo, traz-se à tona o surgimento de diversos estudos relacionados ao tema, bem como a pergunta da pesquisa desenvolvida: Como identificar e analisar os elementos que compõem a experiência do usuário no processo de design de produtos, serviços e interfaces como forma de gerar diretrizes para a experiência do usuário em projetos de design? Assim, o objetivo geral da tese foi desenvolver uma ferramenta que considere os elementos que compõem a experiência do usuário na avaliação de produtos, serviços e interfaces digitais visando a geração de diretrizes para experiência do usuário em projetos de design. Caracteriza como pesquisa de natureza aplicada, abordagem qualitativa e quanto aos seus objetivos, se categoriza como descritiva-exploratória. Deste modo, para se atingir o objetivo proposto, dividiu-se os procedimentos técnicos da pesquisa em 3 fases: Fase 1 - Fundamentação Teórica; Fase 2 - Desenvolvimento da Ferramenta (Etapa 1 ? GODP como ponto de partida da ferramenta; Etapa 2 ? Identificação dos elementos que compõem a experiência do usuário na base teórica; Etapa 3 ? Organização dos elementos da experiência; Etapa 4 ? Pesquisa de campo; Etapa 5 - Materialização da ferramenta física); Fase 3 ? Apresentação e Aplicação da Ferramenta: Apresentação dos Aspectos da Experiência e da ferramenta final; Aplicação da ferramenta. Como resultado, obteve-se a ferramenta EU Lentes da Experiência, composta por quatro lentes dos Aspectos da Experiência e, como ferramentas complementares, pelos Blocos de Referência da Experiência e o Canvas de Mapeamento da Experiência do Usuário. A Ferramenta auxilia as equipes de projeto na consideração e melhora da experiência do usuário e, consequentemente, busca garantir a melhor experiência na interação do usuário com o produto, serviço e interface digital desenvolvidos.Abstract: Over the years, Design has evolved, and at first, it had its focus on the form of the product, moving on to emphasize function, then communication. With the emerging experience economy, Design emphasizes the user experience when using a product. This new demand gives rise to the need for appropriate methodologies and tools for the development of this experience throughout the design practice of Design, to guarantee the end user significant and memorable experiences. However, the experiences cover a range of properties and varied metrics, being particular, often ephemeral, and subjective, making it difficult to categorize, define and measure them. Thus, it brings to light the emergence of several studies related to the theme, as well as the research question developed: How to identify and analyze the elements that make up the user experience in the design process of products, services, and interfaces as a way to generate user experience guidelines in design projects? Thus, the general objective of the thesis was to develop a tool that considers the elements that make up the user experience in the evaluation of products, services, and digital interfaces, aiming to generate guidelines for user experience in design projects. Characterized as research of an applied nature, qualitative approach and regarding its objectives, it is categorized as descriptive-exploratory. Thus, to achieve the proposed objective, the technical research procedures were divided into 3 phases: Phase 1 - Theoretical Foundation; Phase 2 - Tool Development (Step 1 - GODP as the starting point of the tool; Step 2 - Identification of the elements that make up the user experience in the theoretical basis; Step 3 - Organization of experience elements; Step 4 - Field research; Step 5 - Materialization of the physical tool); Phase 3 ? Presentation and Application of the Tool: Presentation of the Experience Aspects and the final tool; Tool application. As a result, the EU Lenses of Experience tool was obtained, composed of four lenses of the Aspects of Experience and, as complementary tools, the Reference Blocks of Experience and the User Experience Mapping Canvas. The Tool helps project teams in considering and improving the user experience and, consequently, seeks to ensure the best experience in user interaction with the developed product, service, and digital interface.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design, Florianópolis, 2021.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229073
Date: 2021


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