A multimodal analysis of representations of masculinity in Castlevania and Metal Gear Solid

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A multimodal analysis of representations of masculinity in Castlevania and Metal Gear Solid

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Title: A multimodal analysis of representations of masculinity in Castlevania and Metal Gear Solid
Author: Santos, Caroline Almeida
Abstract: Acadêmicos que estudam a masculinidade e as formas como ela afeta os valores e práticas sociais apontam a associação de homens com comportamentos violentos, tanto físicos quanto simbólicos (BOURDIEU, 2001; CONNELL, 2000). De acordo com Connell (ibid.), esta associação é encorajada pela mídia que retrata a masculinidade violenta como hegemônica, o que afeta negativamente os homens que não se conformam com estas normas. Através da Análise Crítica do Discurso (ACD), é possível identificar os discursos que estão enraizados nestas práticas sociais e as reforçam, para uma melhor compreensão das relações sociais de poder (FAIRCLOUGH, 1995; 2003; 2010). Por esta razão, a ACD é freqüentemente utilizado por pesquisadores que exploram representações de gênero em meios multimodais (HEBERLE, 1997; LORENSET, 2010; SOUZA, 2016; TERRES, 2018). Seguindo seus passos, este projeto visa realizar um estudo sobre a representação da masculinidade em antagonistas de dois videogames: Castlevania: Symphony of the Night (1997) e Metal Gear Solid 3: Snake Eater, sobre questões de violência. Este meio oferece um grande número de antagonistas violentos, já que o combate é muitas vezes um elemento crucial da jogabilidade. Para atingir este objetivo, os jogos acima mencionados foram escolhidos entre diferentes períodos da história recente do meio. A partir destes jogos, foram selecionados dois personagens que se encaixam na idéia proposta: Drácula e Ocelot, respectivamente. Esta dissertação propõe um estudo da linguagem verbal e visual associada às representações dos personagens em seus jogos, utilizando a Linguística Sistêmico-Funcional e a Gramática do Design Visual para observar os aspectos da linguagem relacionados aos eventos e aos participantes representados em um texto ou imagem. O estudo também visa compreender se e como esses personagens expressam noções de violência tipicamente associadas ao gênero masculino, como é apontado por estudiosos interessados na masculinidade e o impacto dessas representações nas práticas socioculturais.Abstract: Scholars who study masculinity and the ways it has an effect on social values and practices point out the association of men with violent behaviours, both physical and symbolic (BOURDIEU, 2001; CONNELL, 2000). According to Connell (ibid.), this association is encouraged by media that portray violent masculinity as hegemonic, which affects men who do not conform to these norms negatively. Through Critical Discourse Analysis (CDA), it is possible to identify the discourses that are rooted in and reinforce these social practices, for a better understanding of social relations of power (FAIRCLOUGH, 1995; 2003; 2010). For that reason, CDA is often used by researchers who explore representations of gender in multimodal media (HEBERLE, 1997; LORENSET, 2010; SOUZA, 2016; TERRES, 2018). Following their steps, this study aims to carry out a study on the representation of masculinity in male antagonists of two video games: Castlevania: Symphony of the Night (1997) and Metal Gear Solid 3: Snake Eater, regarding issues of violence. This medium offers a great number of violent male antagonists, as combat is often a crucial element of gameplay. To achieve this goal, the aforementioned games were chosen from different periods of the recent history of the medium. From these games, two characters who fit the proposed idea were selected: Dracula and Ocelot, respectively. This thesis proposes a study of the verbal and visual language associated with the characters? representations in their games, using Systemic Functional Linguistics and the Grammar of Visual Design to observe the aspects of language related to the events and participants represented in a text or image. The study also aims to understand if and how these characters express notions of violence that are typically associated with the male gender, as it is pointed out by scholars who are interested in masculinity and the impact of these representations on sociocultural practices.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2021.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229143
Date: 2021


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