dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Wolff, Jorge H. |
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dc.contributor.author |
Correa, Joaquín Emanuel |
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dc.date.accessioned |
2021-10-14T19:31:21Z |
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dc.date.available |
2021-10-14T19:31:21Z |
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dc.date.issued |
2021 |
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dc.identifier.other |
373274 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229267 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-graduação em Literatura, 2021. |
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dc.description.abstract |
Conflitivos foram historicamente os vínculos estabelecidos entre poesia e dinheiro e, consequentemente, dela com o trabalho entendido enquanto emprego regrado pelo tempo e a eficácia. Há na própria definição da poesia, ainda hoje e apesar dos esforços vanguardistas contra isso, um resto romântico que a impele a se afastar do dinheiro, pois nessa proximidade ou distância estaria dado em grande parte seu valor artístico. Valor artístico, então, dado no confronto com o valor econômico. Indagar esses vínculos, seja a partir da leitura do corpus de um/a poeta determinado/a ou na tematização dessas relações no próprio espaço do poema, implica indagar sobre a constituição do valor da e na poesia, sobre as interferências do dinheiro no espaço do poema e sobre o poema, por fim, como objeto já não mais aurático e sim pós-aurático ou, melhor, an-aurático. A análise aqui proposta abordará, por isso, poéticas posteriores às vanguardas históricas, situadas nos séculos XX e XXI na Argentina e no Brasil, aceitando o problema epistemológico de pensar numa possível ruptura da aura com posições críticas e teóricas que desestimaram o problema, não o consideraram ou deixaram em aberto a questão a futuros percursos. Por isso, e num primeiro momento, a análise se fundamentará no trabalho com os textos, para num momento posterior, abordar a teoria e crítica literárias e poéticas no intuito de esboçar as margens que o próprio trabalho com o corpus poético delimitou. |
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dc.description.abstract |
Abstract: The links established between poetry and money historically have been conflicting and, consequently, between poetry and work, understood as a job ruled by time and efficiency. Even today and despite the avant-garde efforts against it, there is a romantic remnant in the definition of poetry, that compels it to move away from money, because in this proximity or distance its artistic value would be largely given. Artistic value, then, is given in confrontation with economic value. Inquiring into these links, whether from reading the corpus of a certain poet or in the thematization of these relationships in the space of the poem, implies inquiring about the constitution of the value of and in poetry, about the interferences of money in the space of the poem and the poem, finally, as an object no longer auratic but post-auratic or, better, an-auratic. The analysis proposed here will, therefore, address poetics after the historical vanguards, located in the 20th and 21th centuries in Argentina and Brazil, accepting the epistemological problem of thinking about a possible rupture of the aura with critical and theoretical positions that devalued the problem, not considered this or left the question open for future paths. For this reason, and at first, the analysis will be based on the work with the texts, and in a later moment, it will approach literary and poetic theory and criticism to outline the margins that the work itself delimited, with the poetic corpus. |
en |
dc.format.extent |
346 p.| il. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.subject.classification |
Literatura |
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dc.subject.classification |
Poesia |
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dc.subject.classification |
Moeda |
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dc.subject.classification |
Trabalho |
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dc.subject.classification |
Aura |
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dc.title |
Avara aura |
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dc.type |
Tese (Doutorado) |
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