dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Cruz, Claudio |
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dc.contributor.author |
Dutra, Eliane Aparecida |
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dc.date.accessioned |
2021-10-14T19:31:52Z |
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dc.date.available |
2021-10-14T19:31:52Z |
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dc.date.issued |
2021 |
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dc.identifier.other |
373163 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229299 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2021. |
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dc.description.abstract |
O objetivo desta tese é investigar as influências e as implicações tanto do livro como do filme Cidade de Deus, na vida daqueles que inspiraram seus personagens. O romance foi lançado em 1997, pelo ex-morador do Conjunto Habitacional Cidade de Deus e escritor, Paulo Lins, e adaptado para o cinema, em 2002, pelo cineasta Fernando Meirelles. Dessa forma, os dois campos artísticos apresentam um painel das transformações sociais pelas quais passou o conjunto habitacional: da pequena criminalidade, dos anos 1960 aos anos 1980, à violência generalizada e domínio do tráfico de drogas, na década de 1990. Desse modo, a tese aqui proposta pretende verificar a maneira com que o romance Cidade de Deus e, principalmente, sua adaptação cinematográfica representam as características da comunidade a que se referem, além de explicitar se ocasionaram implicações sociais, ainda que não sejam as esperadas, considerando o fato de que tais obras se configuram como formas de denúncia social. Nesse contexto, essa hipótese considera a repercussão que as obras artísticas tiveram, o que pode ser verificado por pesquisas em jornais, notícias em sites jurídicos e, ainda, pela possibilidade da observação in loco (em 2018 foi realizada pesquisa de campo com os moradores da comunidade). Assim, quanto ao aporte teórico, para pensar a relevância da literatura e do cinema, como ferramentas capazes de refletir e estabelecer conexões com o meio social, consideramos como referenciais Antônio Candido, Roberto Schwarz, Ismail Xavier e Lúcia Nagib, entre outros. Para as discussões na área histórico-social, apoiamo-nos, principalmente, em Alba Zaluar; para refletir sobre violência, utilizamos a teoria desenvolvida por Paulo Sérgio Pinheiro e outros. Vale ressaltar que a orientação teórica e metodológica da pesquisa é de cunho qualitativo, com base em Maria C. de Souza Minayo e em Uwe Flick; possui percurso interpretativo de Clifford Geertz, com apoio nos estudos de Alba Zaluar. Por fim, baseia-se na orientação etnográfica em pesquisa no contexto urbano, de forma que o suporte foi por meio do autor José Guilherme Cantor Magnani. |
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dc.description.abstract |
Abstract: This thesis' aim investigate the influences and the implications of the book and the film Cidade de Deus in the lives of those who inspired their characters. The novel was released in 1997 by the writer and ex-dweller of the ?Conjunto Habitacional Cidade de Deus?, Paulo Lins, and it was adapted for the cinema in 2002, by the filmmaker Fernando Meirelles. In this way, the two artistic fields show a social transformation?s outlook that the housing complex has undergone: from minor crime, between the 1960s and 1980s, to widespread violence and the dominance of drug trafficking, in the 1990s. This thesis intends to verify the way in which the novel Cidade de Deus and, mainly, its cinematographic adaptation, represent the characteristics of the community they refer, besides to explain whether they have caused social implications, even if they are not expected, considering that these productions (novel and film) are configured as forms of social denunciation. In this context, this hypothesis considers the repercussion that artistic works had, which can be verified by research in newspapers, news on legal websites and, also, by the possibility of observation on the spot (in 2018, a field research was implemented with the community?s dwellers). Thus, regarding the theoretical contribution, to think about the relevance of literature and cinema, as tools capable of reflecting and establishing connections with the social environment, we consider Antônio Candido, Roberto Schwarz, Ismail Xavier and Lúcia Nagib, among others, as references. For discussions in the socialhistorical area, we rely on Alba Zaluar; to reflect about violence, we used the theory developed by Paulo Sérgio Pinheiro and others. It is worth mentioning that the theoretical and methodological orientation of the research is of a qualitative nature, based on Maria C. de Souza Minayo and Uwe Flick; it has an interpretive path by Clifford Geertz, with support in the studies of Alba Zaluar. Finally, it is based on ethnographic orientation research in the urban context, so the support was through the author José Guilherme Cantor Magnani. |
en |
dc.format.extent |
181 p.| il., gráfs. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.subject.classification |
Literatura |
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dc.subject.classification |
Cinema e literatura |
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dc.subject.classification |
Violência |
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dc.title |
Cidade de Deus: a representação e as implicações da violência na literatura e no cinema |
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dc.type |
Tese (Doutorado) |
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