dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
|
dc.contributor.advisor |
Costa, Roberta |
|
dc.contributor.author |
Barcelos, Poliana Paz |
|
dc.date.accessioned |
2021-11-11T19:27:17Z |
|
dc.date.available |
2021-11-11T19:27:17Z |
|
dc.date.issued |
2021 |
|
dc.identifier.other |
373640 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229937 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Gestão do Cuidado em Enfermagem, Florianópolis, 2021. |
|
dc.description.abstract |
A Enfermagem é uma ciência alicerçada na prática do cuidado, com isso a formação dos profissionais que nela atuam transita entre aulas teóricas e práticas. A educação em Enfermagem, no contexto atual, vem sendo desenvolvida por diferentes tecnologias de ensino aprendizagem. Nesse cenário, a Sistematização da Assistência de Enfermagem contempla todo conteúdo/ação a organizar metodologicamente o trabalho dos profissionais, trazendo o Processo de Enfermagem como atividade privativa do enfermeiro, sendo desenvolvida em cinco etapas inter-relacionadas (Coleta de dados, Diagnósticos de Enfermagem, Planejamento, Implementação e Avaliação). Porém, na prática ainda se percebe dificuldades no aprendizado da mesma no processo de formação do enfermeiro. Assim, este estudo tem por objetivo desenvolver e validar conteúdo e aparência de um jogo educativo sobre Sistematização da Assistência de Enfermagem para discentes de cursos de graduação em Enfermagem. Trata-se de uma pesquisa metodológica, realizada entre março de 2020 a julho de 2021, baseada no Design Thinking e no Game Design. O estudo foi desenvolvido em quatro fases: imersão, ideação, concepção e validação. Na imersão surgiu o desafio, a necessidade desta pesquisa, a contextualização sobre o público-alvo e as diferentes possibilidades para desenvolvimento do jogo. Na fase da ideação foi realizada uma revisão de escopo para delimitar o foco do estudo e mapear os jogos educativos utilizados no ensino da Sistematização da Assistência de Enfermagem. A revisão serviu para auxiliar no processo de definição da melhor estratégia de jogo e necessidades de aprendizagem. Na concepção, o jogo foi criado e materializado como um tabuleiro em formato de ?S? com 35 casas coloridas. Cada cor do tabuleiro representa a cor da respectiva carta-pergunta que a equipe terá que escolher para responder, sendo estas relacionadas a Sistematização da Assistência de Enfermagem e as etapas do Processo de Enfermagem. O lançamento do dado indica qual casa do tabuleiro percorrer com o peão. O jogo pode ser composto por duas até quatro equipes de no mínimo um e no máximo cinco integrantes cada. Na etapa de validação o jogo foi submetido a avaliação de 10 expertises na temática, docentes de várias universidades do país, que realizaram sugestões de ajustes, especialmente no conteúdo das perguntas e respostas, possibilitando a versão final do jogo educativo PEnsa ou SAE. O produto desenvolvido neste estudo pretende auxiliar o processo de ensino-aprendizagem, possibilitando ao aluno conhecer os conceitos e regulamentações legais que respaldam a Sistematização da Assistência de Enfermagem e suas etapas, capacitando-o a desenvolver o Processo de Enfermagem como instrumento básico de cuidado, a partir da investigação, diagnóstico, prescrição, implementação e avaliação de Enfermagem para assistência qualificada e sistematizada direcionada ao indivíduo no processo saúde-doença, e auxiliar na operacionalização da Sistematização da Assistência de Enfermagem visando contribuir para a promoção/recuperação da saúde. O uso de ferramentas tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem desenvolve um ensino mais significativo, dinâmico e atrativo dentro da formação de enfermeiros e os jogos educativos vêm como facilitador deste processo, otimizando a relação entre docentes e discentes e fomentando a produção do conhecimento. |
|
dc.description.abstract |
Abstract: Nursing is a science based on the practice of care. So, the training of professionals who work in it moves between theoretical and practical classes. Nursing education, in the current context, has been developed by different teaching-learning technologies. In this scenario, the Nursing Care Systematization contemplates all content/action to methodologically organize the work of professionals, bringing the Nursing Process as a private activity for the nurse and is developed in five interrelated steps (Data collection, Nursing Diagnoses, Planning, Implementation and Evaluation). However, in practice, difficulties in learning it are still perceived in the nursing education process. So, this study aims to develop and validate the content and appearance of an educational game on Nursing Care Systematization for undergraduate nursing students. This is a methodological research, carried out between March 2020 and July 2021, based on Design Thinking and Game Design. The study was carried out in four phases: immersion, ideation, design and validation. In the immersion emerged the challenge, the research?s need, the contextualization of the target audience and the different possibilities for developing the game. In the ideation phase, a scope review was carried out to delimit the focus of the study and map the educational games used in teaching Nursing Care Systematization. The review was useful to help in the process of defining the best game strategy and learning needs. In conception, the game was created and materialized as an ?S?- shaped board with 35 colored squares. Each color of the board represents the color of the respective question letter that the team will have to choose to answer, which are related to the Nursing Care Systematization and the steps of the Nursing Process. The rolling of the dice indicates which square on the board to move the pawn. The game can be composed of two to four teams of at least one and a maximum of five members each. In the validation stage, the game was submitted to evaluation by 10 experts in the subject, professors from several universities in the country, who made suggestions for adjustments, especially in the content of the questions and answers, thus enabling the final version of the ?PEnsa? or ?SAE??s games. The product developed in this study intends to help the teaching-learning process, enabling the student to know the concepts and legal regulations that support the Systematization of Nursing Care and its stages; enabling the same to develop the Nursing Process as a basic instrument of care, from the investigation, diagnosis, prescription, implementation and evaluation of Nursing for qualified and systematized care directed to the individual in the health-disease process and assisting in the operationalization of the Systematization of Care of Nursing aiming to contribute to the promotion/recovery of health. The use of technological tools in the teaching-learning process develops a more significant, dynamic and attractive teaching within the training of nurses and educational games come as a facilitator of this process, optimizing the relationship between professors and students and fostering the production of knowledge. |
en |
dc.format.extent |
97 p.| il. |
|
dc.language.iso |
por |
|
dc.subject.classification |
Enfermagem |
|
dc.subject.classification |
Tecnologia educacional |
|
dc.subject.classification |
Educação em enfermagem |
|
dc.subject.classification |
Ensino superior |
|
dc.subject.classification |
Jogos educativos |
|
dc.title |
Jogo educativo para o ensino da sistematização da assistência de enfermagem |
|
dc.type |
Dissertação (Mestrado profissional) |
|