Relações literárias: os nove círculos do Inferno da Divina Comédia e os sete infernos de Garuda Purana
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Gaspari, Silvana de |
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dc.contributor.author |
Balbinotti, Rafael Tiago Busanello |
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dc.date.accessioned |
2021-11-18T13:10:47Z |
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dc.date.available |
2021-11-18T13:10:47Z |
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dc.date.issued |
2021-09-21 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230034 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Italiano |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho busca identificar possíveis inspirações do poeta italiano Dante Alighieri na composição da sua obra mais famosa, a Divina Comédia, além das reveladas pelo próprio autor na sua carta a Cangrande della Scala e das já reconhecidas pelos estudiosos do poeta, como a Bíblia e a Eneida. Esta pesquisa pretende verificar semelhanças e diferenças entre o Inferno da Divina Comédia, com seus nove círculos, e os sete infernos do texto oriental Garuda Purana, atribuído ao poeta hindu Veda Vyasa. A metodologia utilizada aqui é a da Literatura Comparada, amparada teoricamente pela Teopoética. Deste trabalho, fará parte um texto identificado como literário, a Divina Comédia, e outro de cunho religioso e filosófico, o Garuda Purana, que faz parte da chamada literatura védica do hinduísmo. O ponto de contato entre os dois textos é a utilização da temática das viagens ao além, que possui como características comuns a presença de um guia espiritual, o processo de purificação do personagem principal e sua missão de revelar o conhecimento obtido aos seus leitores. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Questo lavoro cerca di identificare possibili ispirazioni del poeta italiano Dante Alighieri nella composizione della sua opera più famosa, la Divina Commedia, oltre a quelle rivelate dallo stesso autore nella sua lettera a Cangrande della Scala e quelle già riconosciute dagli studiosi del poeta, come la Bibbia e l'Eneide. Questa ricerca intende di verificare somiglianze e differenze tra l'Inferno della Divina Commedia, con i suoi nove cerchi, e i sette inferni del testo orientale Garuda Purana, attribuito al poeta indù Veda Vyasa. La metodologia qui utilizzata è quella della Letteratura Comparata, teoricamente supportata dalla Teopoetica. Questo lavoro includerà un testo identificato come letterario, la Divina Commedia, e un altro di natura religiosa e filosofica, il Garuda Purana, che fa parte della cosiddetta letteratura vedica dell'Induismo. Il punto di contatto tra i due testi è l'uso del tema dei viaggi nell'aldilà, che ha come caratteristiche comuni la presenza di uno spirito guida, il processo di purificazione del protagonista e la sua missione di rivelare ai suoi lettori le conoscenze ottenute. |
pt_BR |
dc.format.extent |
87 |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Divina Comédia |
pt_BR |
dc.subject |
Garuda Purana |
pt_BR |
dc.subject |
Teopoética |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura Comparada |
pt_BR |
dc.subject |
Inferno |
pt_BR |
dc.title |
Relações literárias: os nove círculos do Inferno da Divina Comédia e os sete infernos de Garuda Purana |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
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