dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
|
dc.contributor.advisor |
Padilha, Renata Cardozo |
|
dc.contributor.author |
Serafim, Anna Julia Borges |
|
dc.date.accessioned |
2022-02-14T13:33:03Z |
|
dc.date.available |
2022-02-14T13:33:03Z |
|
dc.date.issued |
2021 |
|
dc.identifier.other |
374020 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/231103 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2021. |
|
dc.description.abstract |
As práticas museológicas foram modificadas com a inserção das tecnologias de comunicação e informação na sociedade. Assim, os museus utilizam essas ferramentas tanto nos processos de documentação de seus acervos, quanto como forma de mediação da informação em suas exposições. Além disso, cada vez mais museus estão utilizando os ambientes digitais para criar exposições virtuais. Faz-se necessário compreender como esses ambientes podem fomentar a interação com os públicos virtuais. Para tanto, a presente dissertação investiga parâmetros para o desenvolvimento de exposições virtuais de Museus de Ciência e Tecnologia pela perspectiva da mediação da informação. A pesquisa se caracteriza enquanto qualitativa e de caráter exploratório, utilizando-se de procedimentos de cunho bibliográfico e documental. Como objeto de análise foi utilizada a página Once Upon a Try do Google Arts and Culture. O primeiro momento das etapas da pesquisa resultou na elaboração de um Quadro documental sobre exposições virtuais. Esse quadro baseou-se no trabalho de duas autoras, Cury (2005) e Paul (2010), que discutem o processo de concepção de exposições museológicas e o desenvolvimento de narrativas digitais. No segundo momento, partiu-se para a análise documental das exposições virtuais selecionadas na página do Once Upon a Try. Por fim, estabeleceu-se um cruzamento entre as teorias relacionadas ao desenvolvimento de exposições museológicas e as características dos ambientes virtuais. O cruzamento resultou na discussão sobre as necessidades dos Museus de Ciência e Tecnologia para o desenvolvimento de exposições virtuais, inferindo no processo de mediação da informação nestas instituições. Conclui-se que Google Arts and Culture não atende as necessidades dos Museus de Ciência e Tecnologia e, apesar de apresentar um elemento interativo, este ainda é muito limitado. Porém, os elementos obtidos podem se tornar referência para a criação de exposições virtuais, no que tange às potencialidades dos meios digitais em disponibilizar experiências de interação para seus públicos, tanto para os Museus de Ciência e Tecnologia, quanto para outras instituições museológicas. Para futuras pesquisas, incentiva-se a ampliação dos estudos sobre exposições virtuais para diferentes tipologias de museus, considerando suas necessidades e características, bem como a aplicação do Quadro documental. |
|
dc.description.abstract |
Abstract: Museological practices were modified with the insertion of communication and information technologies in society. Thus, museums use these tools both in the processes of documenting their collections and as a means of mediating information in their exhibitions. Furthermore, more and more museums are using digital environments to create virtual exhibitions. It is necessary to understand how these environments can foster the interaction with virtual audiences. Therefore, this dissertation investigates parameters for the development of virtual exhibitions of Science and Technology Museums from the perspective of information mediation. The research is characterized as qualitative and exploratory, using bibliographic and documentary procedures. As object of analysis, the Once Upon a Try page of Google Arts and Culture was used. The first moment of the research stages resulted in the elaboration of a Documentary Framework on virtual exhibitions. This framework was based on the work of two authors, Cury (2005) and Paul (2010), who discuss the design process of museological exhibitions and the development of digital narratives. Posteriorly, a document analysis of the selected virtual exhibitions on the Once Upon a Try page was undertaken. Finally, a crossing was established between theories related to the development of museological exhibitions and the characteristics of virtual environments. The crossing resulted in the discussion about the needs of Science and Technology Museums for the development of virtual exhibitions, inferring in the information mediation process in these institutions. It is concluded that Google Arts and Culture does not meet the needs of Science and Technology Museums and, despite presenting an interactive element, it is still very limited. However, the elements obtained can become a reference for the creation of virtual exhibitions, regarding the potential of digital media in providing interaction experiences for their audiences, both for Science and Technology Museums, and for other museological institutions. For future research, the expansion of studies on virtual exhibitions for different types of museums is encouraged, considering their needs and characteristics, as well as the application of the Documentary framework. |
en |
dc.format.extent |
89 p.| il., tabs. |
|
dc.language.iso |
por |
|
dc.subject.classification |
Ciência da informação |
|
dc.subject.classification |
Museus |
|
dc.subject.classification |
Ciência e tecnologia |
|
dc.subject.classification |
Museus |
|
dc.subject.classification |
Ambiente virtual de aprendizagem |
|
dc.subject.classification |
Mediação da informação |
|
dc.title |
Exposições virtuais em Museus de Ciência e Tecnologia: uma proposta a partir da mediação da informação |
|
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
|