Uma proposta de sequência didática gamificada para o ensino de corrente elétrica

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Uma proposta de sequência didática gamificada para o ensino de corrente elétrica

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.advisor Santos, Paulo José Sena dos
dc.contributor.author Vargas, Everson Cilos
dc.date.accessioned 2022-02-14T13:33:41Z
dc.date.available 2022-02-14T13:33:41Z
dc.date.issued 2021
dc.identifier.other 373721
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/231144
dc.description Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Florianópolis, 2021.
dc.description.abstract Este trabalho de dissertação descreve uma proposta de sequência didática gamificada para o Ensino de Física com o enfoque no estudo da corrente elétrica com o intuito de superar eventuais obstáculos dos estudantes de Ensino Médio na compreensão deste fenômeno. A questão norteadora deste trabalho de dissertação foi como uma sequência didática gamificada poderia contribuir para superar eventuais concepções espontâneas dos estudantes no ensino da corrente elétrica, da mesma forma, como trazer um meio de motivação e engajamento para os processos de ensino e aprendizagem? Portanto, através da gamificação, buscou-se propor atividades em que os aspectos vistos na literatura acerca das concepções espontâneas pudessem ser eventualmente superados. A execução desta proposta, com 6 atividades divididas em blocos, foi realizada com 23 alunos de uma turma do segundo ano do Ensino Médio de uma escola particular do munícipio de Florianópolis. Entrementes, para além dos conceitos fundamentais da gamificação e da corrente elétrica, fez-se necessária uma teoria de aprendizagem como suporte pedagógico como norteadora para a sequência didática, bem como para análise da pesquisa. Os dados foram coletados através das atividades realizadas pelos estudantes em formulários respondidos, nas atividades de resoluções de cálculos envolvendo os conteúdos desta sequência, em desenhos de montagens de circuitos elétricos com o auxílio de simulações computacionais e preenchimento de uma planilha. A análise foi realizada através da interpretação das atividades em correlação com os referenciais teóricos da gamificação e simulação computacionais, bem como os trabalhos vistos na literatura acerca das concepções espontâneas. Com relação à análise dos resultados, percebemos que o engajamento está vinculado a um status de classificação e que deve ter um acompanhamento constante dos estudantes ao longo da atividade para não haver eventuais desistências. Com relação da possibilidade de aprendizagem dos estudantes no escopo da corrente elétrica, percebemos que situações com propostas mais diretas e objetivas tinham uma tendência para um melhor desempenho, no entanto, com situações mais complexas não acontecia o mesmo. Em suma, esta sequência didática gamificada tem potencial para contribuir no ensino da corrente elétrica com uma metodologia diferente das usuais, pois pode agradar e despertar o interesse dos estudantes nos processos de ensino e aprendizagem. Visto isto, espera-se que esta proposta de produto educacional com uma sequência didática gamificada possa abrir caminho para novas experiências no Ensino de Física brasileiro.
dc.description.abstract Abstract: This study describes a proposal for sequence gamificated didactic for the physics education with a focus on the study of electric current in order to overcome possible obstacles for high school students in understanding this phenomenon. The guiding question of this dissertation work was how a gamified didactic sequence could contribute to overcoming eventual spontaneous conceptions of students in the teaching of electric current, likewise, how to bring a means of motivation and engagement to the teaching and learning processes? Therefore, through gamification, we sought to propose activities in which the aspects seen in the literature about spontaneous conceptions could be eventually overcome. The accomplishment of this proposal, with 6 activities divided into blocks, was performed with 23 students from a second-year high school class at a private school in the city of Florianópolis. Meanwhile, in addition to the fundamental concepts of gamification and electric current, a learning theory was needed as a pedagogical support as a guide for the didactic sequence, as well as for research analysis. The data were collected through the activities performed by the students in answered forms, in the activities of calculation resolutions involving the contents of this sequence, in drawings of electrical circuit assemblies with the aid of computer simulations and filling in a spreadsheet. The analysis was carried out through the interpretation of the activities in correlation with the theoretical references of computer gamification and simulation, as well as the works seen in the literature about spontaneous conceptions. Regarding the analysis of the results, we realized that engagement is linked to a classification status and that students must be constantly monitored throughout the activity in order not to drop out. Regarding the possibility of students learning in the scope of electrical current, we noticed that situations with more direct proposals and objectives had a tendency for better performance, however, with more complex situations, the same did not happen. In short, this gamified didactic sequence has the potential to contribute to the teaching of electrical current with a different methodology from the usual ones, as it can please and awaken the interest of students in the teaching and learning processes. In view of this, it is expected that this educational product proposal with a gamified didactic sequence may open the way for new experiences in brazilian physics education. en
dc.format.extent 245 p.| il., gráfs.
dc.language.iso por
dc.subject.classification Física
dc.subject.classification Correntes elétricas
dc.subject.classification Gamificação
dc.title Uma proposta de sequência didática gamificada para o ensino de corrente elétrica
dc.type Dissertação (Mestrado profissional)


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