Title: | Por uma tentativa de restituição: o gesto da poética de W. G. Sebald |
Author: | Peterlini, Claudia Regina |
Abstract: |
Esta tese se apresenta como uma hipótese de leitura da literatura de W. G. Sebald a partir do reconhecimento de sua concepção literária como uma tentativa de restituição, uma premissa de sua poética, e sua caracterização enquanto gesto. É um reconhecimento atento às palavras com as quais o próprio escritor significa a sua prática literária, em correspondência à singularidade de uma escrita que conforma um espaço relacional e crítico com a escrita da história e com os meios de construção da memória social ou coletiva. Nessa premissa encontra-se um desígnio à literatura e ao mesmo tempo a manifestação de um intento a uma relação com o passado, ao conhecimento e reconhecimento da história através da escrita literária, configurando o texto literário e a forma da ficção como amálgama exploratório, contestatório e propositivo das formas de pensar e significar a realidade do passado, os meios e os modos pelos quais e com os quais se elabora esse objeto e um saber sobre ele. As investigações desta tese concentram-se, em vista disso, na identificação e interpretação de elementos configurantes da escrita literária de Sebald, elementos construtivos, narrativos e constitutivos de sua imaginação literária, que enunciam os signos dessa tentativa e iluminam o particular do gesto de sua poética. Contemplam, para tanto, o conjunto das prosas ficcionais de W. G. Sebald em busca desses signos, adentram oportunamente em sua escrita crítica e ensaística, bem como refletem experiências de pesquisa, em particular sobre o arquivo literário do escritor, ensaiam assim suas relações e elegem vias de leitura possíveis, orientadas conceitualmente à reflexão das implicações da história e da ficção na razão de sua literatura. Abstract: This thesis presents itself as a hypothesis for reading W. G. Sebald's literature from the recognition of his literary conception as an attempt at restitution, a premise of his poetics, and its characterization as a gesture. It is an attentive recognition of the words with which the writer himself signifies his literary practice, in correspondence with the singularity of a writing that forms a relational and critical space with the writing of history and with the means of construction of social or collective memory. In this premise we find an intent to literature and, at the same time, the manifestation of an intention towards a relational connection with the past, towards the knowledge and recognition of history through literary writing, configuring the literary text and the form of fiction as an exploratory, contestatory, and propositional amalgam of the ways of thinking and signifying the reality of the past, the means and the ways by which and with which this subject and a knowledge about it are elaborated. Therefore, the investigations of this thesis focus on the identification and interpretation of the configuring elements of Sebald's literary writing, constructive, narrative and constitutive elements of his literary imagination, which enunciate the signs of this attempt highlight the particular of the gesture of his poetics. In order to do that, these investigations contemplate the set of W. G. Sebald's fictional prose in search of these signs. They opportunely get into his critical and essayistic writing, as well as reflect research experiences, particularly on the writer's literary archive. Thus, they propose their relations and elect possible ways of reading, conceptually oriented to the reflection of the implications of history and the fiction in the reason of his literature. |
Description: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-graduação em Literatura, 2021. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/231155 |
Date: | 2021 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PLIT0899-T.pdf | 9.128Mb |
View/ |