DIÁLOGOS ENTRE EXPOSIÇÕES MUSEOLÓGICAS E CINEMA DOCUMENTÁRIO: análise das técnicas para a construção de narrativas

DSpace Repository

A- A A+

DIÁLOGOS ENTRE EXPOSIÇÕES MUSEOLÓGICAS E CINEMA DOCUMENTÁRIO: análise das técnicas para a construção de narrativas

Show full item record

Title: DIÁLOGOS ENTRE EXPOSIÇÕES MUSEOLÓGICAS E CINEMA DOCUMENTÁRIO: análise das técnicas para a construção de narrativas
Author: Vaz, Lara Colossi
Abstract: A presente pesquisa tem como propósito desenvolver um diálogo entre as áreas da Museologia e do Cinema, a fim de analisar pontos de convergência e divergência, a partir da perspectiva da construção narrativa em Exposições Museológicas e Cinema Documentário, considerando os elementos técnicos referentes a cada uma das áreas. O objetivo geral desta pesquisa é investigar a construção narrativa do cinema documentário e da exposição museológica. Os objetivos específicos são: identificar os elementos técnicos de construção de documentários e exposições museológicas, interpretar o cinema documentário e exposições museológicas enquanto discurso ideológico e analisar as convergências e divergências em relação ao cinema documentário e as exposições museológicas, tendo como base os elementos técnicos. A metodologia ocorreu a partir da análise dos elementos técnicos de ambas as áreas, tendo em vista o documentário Arquitetura da Destruição e a exposição Arte Degenerada como objetos de pesquisa e análise. Como resultado, podemos compreender que a construção de narrativa tanto no cinema documentário quanto em exposições museológicas está atrelada à manipulação de elementos técnicos, por muitas vezes em prol de um discurso ideológico. Esta pesquisa pretende contribuir para uma aproximação entre os campos do Cinema e da Museologia, tendo em mente as discussões técnicas e de teorias de memória comum aos dois campos, uma vez que atuam enquanto construtores de discursos sociais.The present research aims to develop a dialogue between the areas of Museology and Cinema, in order to analyze points of convergence, from the perspective of narrative construction in Museums Exhibitions and Documentary Cinema, considering the technical elements related to each of the areas. The general objective of this research is to investigate the narrative construction of documentary cinema and museums exhibitions; The specific objectives are: to identify the technical elements of construction of documentaries and museums exhibitions, interpret documentary cinema and museums exhibitions as an ideological discourse and analyze the convergences and divergences in relation to documentary cinema and museums exhibitions, based on the technical elements. The methodology occurred from the analysis of technical elements from both areas, considering the documentary Architecture of Doom (1989) and the Degenerated Art (1937) exhibition as objects of research and analysis. As a result, we can understand that the construction of narrative both in documentary cinema and in museums exhibitions is linked to the manipulation of technical elements, often for the sake of an ideological discourse. It is concluded that this research intends to contribute to an approximation between the fields of Cinema and Museology, bearing in mind the discussions of techniques and theories of memory, common to both fields, as they act as constructors of social discourses.
Description: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Museologia
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/233333
Date: 2021-09-29


Files in this item

Files Size Format View
TCC Lara Colossi Vaz.pdf 1.316Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar