dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Moser, Liliane |
|
dc.contributor.author |
Pereira, Rodrigo Nelson |
|
dc.date.accessioned |
2022-04-14T18:21:00Z |
|
dc.date.available |
2022-04-14T18:21:00Z |
|
dc.date.issued |
2022-03-14 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234026 |
|
dc.description |
TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Serviço Social. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivos identificar na comunidade da
Tapera, bairro localizado ao Sul de Florianópolis/SC, os terreiros religiosos de matriz
africana, lugar de identidade negra e de resistência; analisar de que forma esses
territórios “sagrados” realizam atendimentos à população, em particular os
relacionados às atividades de cunho assistencial; e, por fim, entender acerca da
importância dos Terreiros nos territórios, como lugar de potencialidade e articulação
comunitária. Para viabilizar essa proposta partirmos da necessidade de compreender
as religiões afro-brasileiras, Candomblé e Umbanda, na comunidade da Tapera,
lugares de identidade africana, de pertença, de resistência cultural e proteção social.
A diferenciação entre Candomblé e Umbanda e os Terreiros que seguem seus ritos e
ainda, desenvolvem ações sociais no território. Para tanto, contamos com as
expressões da oralidade, a memória dos dirigentes, suas contribuições na produção
de saberes significativos para a sociedade, reforçando o legado deixado pelas
gerações de população de origem africana do pretérito. Por fim, procuramos nos
atentar para um olhar analítico desses territórios sagrados (in)visíveis, como se
configura as práticas sociais e alguns dos exemplos de intolerâncias religiosas,
violações vivenciadas pelos praticantes do Axé. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This final paper aims to identify in the community of Tapera, a neighborhood located
in the south of Florianópolis/SC, religious terreiros of African origin, a place of black
identity and resistance. Analyze how these “sacred” territories provide assistance to
the population, in particular those related to care activities, and, finally, to understand
about the importance of Terreiros in the territories, as a place of potential and
community articulation. To make this proposal viable, we start from the need to
understand the Afro-Brazilian religions, Candomblé and Umbanda, in Tapera
community, places of African identity, belonging, cultural resistance and social
protection. The differentiation between Candomblé and Umbanda and the Terreiros
that follow their rites and also develop social actions in the territory. For that, we rely
on the expressions of orality, the memory of the leaders, their contributions in the
production of significant knowledge for society, reinforcing the legacy left by
generations of people of African origin in the past. Finally, we try to pay attention to an
analytical look at these sacred (in)visible territories, how social practices are configured
and some of the examples of religious intolerance, violations experienced by Axé
practitioners. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
|
dc.subject |
Terreiros; Religiões afro-brasileiras; Proteção social; CRAS; Tapera. |
pt_BR |
dc.subject |
Terreiros; Afro-Brazilian religions; Social protection; CRAS; Tapera. |
pt_BR |
dc.title |
Os Territórios Sagrados (In)visíveis: os terreiros de religião afro-brasileira da Tapera e os espaços de resistência e proteção social |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |