Campada Maria, São Domingos, Guiné-Bissau

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Campada Maria, São Domingos, Guiné-Bissau

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.advisor Soares, Luiz Felipe Guimarães
dc.contributor.author Ribeiro Filho, Marcelo
dc.date.accessioned 2022-05-19T14:45:21Z
dc.date.available 2022-05-19T14:45:21Z
dc.date.issued 2022
dc.identifier.other 375359
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234656
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-graduação em Literatura, 2022.
dc.description.abstract A presente dissertação tem como ponto de partida a reflexão sobre o papel do fotógrafo na composição do retrato. Buscando assumir e explorar a interferência do olhar sobre o outro, a presença do retratista é intrínseca ao retrato, a fricção evidente em qualquer retrato comprova que não existe isenção na técnica, não existe fotografia produzida livre da interferência do artífice. A investigação se dá no contexto de viagens, retornos constantes a um pequeno vilarejo chamado Campada Maria que fica no interior de Guiné-Bissau. Retornos provocados por motivos diferentes que geram imagens diferentes e consequentemente laços que vão se modificando a cada visita, a evidente mudança estética nas fotografias será motivo de análise, assim como as adequações dos laços para novas realidades. A partir do conceito de intruso elaborado por Jean-Luc Nancy a dissertação vai explorar a relação criada com o estrangeiro (fotógrafo), uma relação que pode se transformar a cada retorno, porém, jamais será uma relação completamente naturalizada. Igualmente, o texto visa entender, na medida do possível, a forma como a cultura local se adequa a presença do intruso. A relação e o aprofundamento na vida da Campada Maria permitem ao trabalho caminhar para além da questão fotográfica, a dissertação ganha vida no momento que o narrador (brasileiro) começa a torna-se estrangeiro em sua própria terra; alguns instantes de sua vida no Brasil são vividos como guineense.
dc.description.abstract Abstract: The present dissertation has as its starting point the reflection on the role of the photographer in the composition of the portrait. Seeking to assume and explore the interference of the photographer on the other, the portraitist's presence is intrinsic to the portrait, the evident friction in any portrait proves that there is no exemption in technique, there is no photography produced without the interference of the artificer. The investigation takes place in the context of trips, constant returns to a small village called Campada Maria that is in the interior of Guinea-Bissau. Returns caused by different reasons that generate different images and consequently bonds that change with each visit, the evident aesthetic change in the photographs will be a reason for analysis, as well as the adaptations of the bonds to new realities. Based on the concept of Intruder developed by Jean-Luc Nancy, the dissertation will explore the relationship created with the foreigner (photographer), a relationship that can change with each return, however, it will never be a completely naturalized relationship. Likewise, the text aims to understand, as far as possible, how the local culture adapts to the presence of the Intruder. The relationship and the deepening in the life of Campada Maria allow the work to go beyond the photographic question, the dissertation comes to life at the moment that the narrator (Brazilian) begins to become a foreigner in his own land; some moments of his life in Brazil are lived as a Guinean. en
dc.format.extent 158 p.| il.
dc.language.iso por
dc.subject.classification Literatura
dc.subject.classification Fotografia
dc.subject.classification Retratos
dc.subject.classification Estética
dc.title Campada Maria, São Domingos, Guiné-Bissau
dc.type Dissertação (Mestrado)


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