dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Souza, Luiz Gustavo da Cunha de |
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dc.contributor.author |
Kremer, Natan Schmitz |
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dc.date.accessioned |
2022-05-19T14:45:42Z |
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dc.date.available |
2022-05-19T14:45:42Z |
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dc.date.issued |
2022 |
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dc.identifier.other |
374597 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234668 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política, Florianópolis, 2022. |
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dc.description.abstract |
A pesquisa articula, a partir das imagens do feminino na obra de Salim Miguel, uma conexão entre estética e política. No primeiro capítulo, são tematizadas duas expressões da modernização de Florianópolis a meados do século XX: os contos de Franklin Cascaes, que se utilizam das bruxas para propor uma crítica à modernidade, e o conto História Banal, de Salim Miguel, que recorre ao onírico para apresentar uma construção erótica da cidade. O posicionamento vanguardista do segundo autor o leva a afirmar que foi por sua atuação modernista junto ao Grupo Sul (19481957) que foi levado à prisão quando da ditadura de 1964. Nos capítulos seguintes investimos nessa afirmativa, considerando a relação entre erótica e política. No segundo, discutimos o tema do duplo em sua obra, pondo em questão o que diz do modernismo de Sul e dos percalços com a vida intelectual florianopolitana de então; no terceiro, analisamos como seus temas anteriores, sobretudo a relação entre feminino e cidade, são pervertidos nos romances sobre a ditadura civilmilitar que assolou o país, reverberando em uma impotência do sujeito outrora desejante. Concluímos o trabalho pensando nas marcas que essa associação entre estética e política, rubricada nas imagens do feminino, deixam em sua última obra, Nós, entendida como elaboração final do modernismo florianopolitano. |
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dc.description.abstract |
Abstract: The research articulates, based on the images of the feminine in the work of the writer Salim Miguel, a connection between aesthetics and politics. In the first chapter, two expressions of Florianopolis modernization in the midtwentieth century are thematized: the short stories by Franklin Cascaes, where witches are used to propose a critique of modernity, and the short storie História Banal, by Salim Miguel, where oneiric images are used to present an erotic construction of the city. The avantgarde position of the second author leads him to say that it was because of his modernist work with Grupo Sul (19481957) that he was taken to prison during the 1964 dictatorship. In the following chapters we invest in this statement, considering the relationship between eroticism and politics. In chapter two, it is discussed the theme of the double in his work, questioning what he says about Southern modernism and the mishaps with the intellectual life of Florianopolis at the time; in the third, it is analysed how the previous themes, especially the relationship between the feminine and the city, are perverted in the novels about the civilmilitary dictatorship that devastated the country, reverberating in the impotence of the once desiring subject. The conclusion reflects about the marks left in the author`s last work, Nós, understood as the final elaboration of Florianopolitan modernism, of this association between aesthetics and politics, inscribed in the images of the feminine. |
en |
dc.format.extent |
154 p. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.subject.classification |
Sociologia política |
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dc.subject.classification |
Modernismo (Literatura) |
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dc.subject.classification |
Modernidade |
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dc.subject.classification |
Erotismo na literatura |
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dc.title |
Deslocamentos do feminino em Salim Miguel |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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dc.contributor.advisor-co |
Vaz, Alexandre Fernandez |
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