dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
|
dc.contributor.advisor |
Szortyka, Márcia Martins |
|
dc.contributor.author |
Canto, Caroline Machado |
|
dc.date.accessioned |
2022-05-19T14:46:42Z |
|
dc.date.available |
2022-05-19T14:46:42Z |
|
dc.date.issued |
2022 |
|
dc.identifier.other |
374864 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234710 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Araranguá, 2022. |
|
dc.description.abstract |
Ensinar física é um desafio, principalmente por conta da falta de interesse dos alunos em aprender os conceitos deste campo de estudo. O problema pode estar na forma como os conteúdos são abordados, geralmente distanciados do ?mundo? do aluno e vazios de significados. No ensino, muitas vezes, é priorizado a teoria, a abstração e a utilização de fórmulas matemáticas sem relacioná-las com o significado físico. Assim, o aprendizado geralmente ocorre de forma mecânica, por meio da memorização das definições e fórmulas e da resolução repetitiva de exercícios. Uma possível solução para esses problemas é proporcionar um ensino de forma contextualizada, levando em conta os conceitos e ideias que os alunos já possuem. Portanto, este trabalho propõe uma alternativa para abordar os conceitos de ondulatória e acústica, com base na Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica e contextualizando com elementos do cotidiano dos alunos, como a música e os instrumentos musicais. O projeto foi elaborado no decorrer de uma pandemia (coronavírus), que obrigou os professores, dentre tantas coisas, a repensar suas metodologias, em virtude do regime especial de ensino não presencial. Por esse motivo, a maioria das atividades precisaram ser adaptadas para a aplicação de forma remota. As aulas foram aplicadas em uma turma de segundo ano do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, do curso de Informática de uma escola da cidade de Imbituba/SC. Foram utilizadas diversas metodologias e recursos tecnológicos, como atividades práticas com instrumentos musicais e aulas utilizando formulários virtuais, com questionários, vídeos, demonstrações experimentais, simulações computacionais etc. Tendo em vista as dificuldades relacionadas à pandemia, a adaptação e aplicação das aulas foram possíveis de serem feitas, porém as potencialidades de cada atividade foram diminuídas, pois elas poderiam apresentar resultados ainda melhores. Isso pode ser justificado não só pela alteração das ferramentas didáticas, mas principalmente pelo retorno e participação dos alunos, visto que o ensino remoto requer uma aprendizagem muito mais autônoma. Sendo assim, é possível perceber que a educação de forma remota necessita de outros olhares, não só relacionado às possíveis metodologias, mas também relacionados ao retorno dos alunos. Para isso é fundamental reconhecer que cada indivíduo está inserido em um contexto social distinto, para então refletir sobre ações que objetivam alcançar esses alunos. |
|
dc.description.abstract |
Abstract: Teaching Physics is a challenge, mainly due to the students' lack of interest in learning the concepts of this study field. The problem may be in the way that these contents are approached, which are commonly distanced from the student's ?world? and meaningless. In teaching, many times the theory itself is prioritized, abstraction and the use of mathematical formulas without relating them to the physical meaning. Thus, learning usually occurs mechanically, through memorization of definitions and formulas and repetitive resolution of exercises. A possible solution to these problems is to provide teaching in a contextualized way, considering the concepts and ideas that students already have. Therefore, this work proposes an alternative to approach the concepts of wavelike and acoustics, based on the Critical Significant Learning Theory and contextualizing with elements of students' daily lives, such as music and musical instruments. The project was developed during a pandemic (coronavirus), which forced teachers, among many things, to rethink their methodologies, due to the special regime of non-face-to-face teaching. For this reason, most activities had to be adapted into a remote application. The classes were developed in a second-year class of an Integrated High School into Professional Education, of the Informatics course of a school based in the city of Imbituba/SC. Several methodologies and technological resources were used, such as practical activities with musical instruments and classes using virtual platforms, with questionnaires, videos, experimental demonstrations, computer simulations, etc. In view of the difficulties related to the pandemic, the adaptation and application of the classes were possible, but the potential of each activity was significantly reduced, because they could produce even better results. This can be explained not just by the change in didactic tools, but mainly by students feedback and participation, since remote teaching requires much more autonomous learning.Therefore, it is possible to perceive that education remotely needs other perspectives, not only related to possible methodologies, but also related to evaluations that cames from the students. For that, it is essential to recognize that each individual is inserted into a different social context, for then, reflect on actions that aim to reach these students. |
en |
dc.format.extent |
247 p.| il., gráfs. |
|
dc.language.iso |
por |
|
dc.subject.classification |
Física |
|
dc.subject.classification |
Acústica |
|
dc.subject.classification |
Música |
|
dc.subject.classification |
Aprendizagem |
|
dc.subject.classification |
Instrumentos musicais |
|
dc.title |
Instrumentos musicais: contextualizando o ensino de acústica |
|
dc.type |
Dissertação (Mestrado profissional) |
|