dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Sell, Carlos Eduardo |
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dc.contributor.author |
Carvalho, Márcio José Rosa de |
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dc.date.accessioned |
2022-05-19T14:47:41Z |
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dc.date.available |
2022-05-19T14:47:41Z |
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dc.date.issued |
2022 |
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dc.identifier.other |
375179 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234745 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política, Florianópolis, 2022. |
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dc.description.abstract |
A sociologia da recepção das ideias é um subcampo da sociologia que tem ganhado fôlego expressivo desde o último quarto do século passado. Surgida como uma extensão da sociologia da literatura, a sociologia da recepção oferece ferramentas heurísticas e empíricas para o exame dos componentes externos às obras analisadas, para além de seus elementos textuais (imanentes) ou contextuais (transcendentes). A sociologia da recepção se interessa, sobretudo, pela força dos elementos sociais que consagram ou obliteram uma obra ou seu autor, observando os agentes sociais, os mediadores, as redes, o mercado literário, as traduções, as instituições e as estruturas sociais que se entrelaçam ao processo de circulação global ou recepção local das ideias. Esta metodologia tem servido à compreensão e à explicação dos fenômenos de importação e recepção de Max Weber (e outros autores). Contudo, no Brasil há um gap de trabalhos de maior fôlego que se coloquem a questão de como se deu a recepção e permanência de Weber no campo intelectual local e de como a circulação internacional deste autor afeta e é afetada pela recepção local. A discussão proposta visa à compreensão destes problemas, investigando as similaridades e peculiaridades entre o processo global e o local sem, contudo, buscar por uma hierarquização axiológica territorial ou um essencialismo regional. Os resultados demonstram que: 1) Weber encontrou alguma resistência de recepção mesmo em sua terra natal, entrando em processo de consolidação ?doméstica? apenas a partir dos anos de 1980, após uma lenta reimportação iniciada nos anos de 1960; 2) A circulação internacional de Weber não foi/é harmoniosa ou homogênea, ocorrendo com diferentes tipos de mediações locais, inclusive de tipo crítica; 3) A recepção local de Weber no Brasil é bastante marcada por tendências gerais da circulação global em seus aspectos formais, como o interesse na modernização das instituições, e substantivos como a ideia de interposição teórica a um suposto atraso no desenvolvimento local. Mas recepção local também oferece contribuições originais à compreensão do conjunto da circulação global. Por fim, a análise socioestrutural das fontes e mediadores e o balanço geral da literatura weberiana importada para Brasil apontam para um cenário de iminente defasagem de materiais e de fontes primárias e secundárias utilizadas no meio acadêmico nacional. |
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dc.description.abstract |
Abstract: The sociology of the reception of ideas is a subfield of sociology which has gained considerable traction since the last quarter of the past century. Emerging as an extension of the sociology of literature, the sociology of reception offers heuristic and empiric tools for examining elements extrinsic to the analyzed works, beyond their textual (immanent) or contextual (transcendent) elements. The sociology of reception is above all interested in the strength of the social elements that enshrine or annihilate a work or its author, considering social agents, mediators, networks, the literary market, translations, institutions and social structures interwoven in the global circulation or local reception of the ideas. This methodology has been put to use for understanding and explaining the import and reception of Max Weber (and other authors). In Brazil, however, there is a lack of works of major significance questioning how Weber was received in the local intellectual field and how he stayed in it, as well as how the international circulation of this author affects and is affected by the local reception. The discussion proposed in this thesis aims at understanding these issues, investigating the similarities and peculiarities between the global and the local processes, without, however, searching for a territorial axiological ranking or a regional essentialism. It is shown that: 1) Weber found some resistance in terms of reception even in his homeland, entering a process of ?domestic? consolidation only from the 1980s onward, after a slow repatriation beginning in the 1960s; 2) The international circulation of Weber was/is not harmonious or homogeneous, occurring with different kinds of local mediation, critical ones included; 3) Local reception of Weber in Brazil is strongly marked by general trends of his global circulation in its formal aspects, such as the interest in the modernization of institutions, and in its substantial aspects, such as the idea of theoretical interposition in face of a supposed backwardness in local development. But local reception also offers original contributions to understanding the whole of global circulation. Finally, a sociostructural analysis of sources and mediators, along with a general balance of Weberian literature imported into Brazil, points to a scenario of an imminent lag in primary and secondary sources used by national academics. |
en |
dc.format.extent |
360 p.| il., gráfs. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.subject.classification |
Sociologia política |
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dc.subject.classification |
Leitores |
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dc.title |
Max Weber no Brasil e no mundo: sociologia da circulação internacional (1889?1920) e da recepção nacional brasileira (1925?2015) das obras weberianas |
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dc.type |
Tese (Doutorado) |
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