Políticas Culturais para Resistir: O festival Sonora e a cena musical de mulheres em Florianópolis SC
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Grossi, Miriam Pillar |
|
dc.contributor.author |
Gelpi, Laura Alves |
|
dc.date.accessioned |
2022-06-30T17:10:55Z |
|
dc.date.available |
2022-06-30T17:10:55Z |
|
dc.date.issued |
2021-09-27 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235965 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Nesta pesquisa investiguei a cena musical de mulheres em Florianópolis SC a partir do Sonora
Festival – Ciclo Internacional de compositoras. O objetivo geral foi entender quais os caminhos
que as mulheres utilizam para se profissionalizar na música, assim como suas principais demandas
dificuldades e sonhos. Como objetivos específicos busquei refletir sobre o acesso às políticas
públicas culturais e avaliar de que forma essas políticas amparam ou reforçam os seus problemas,
a partir do ponto de vista das mulheres entrevistadas; também avaliei os impactos que o festival
Sonora acarretou em suas carreiras. A partir de uma perspectiva feminista, procurei contribuir nos
estudos de gênero e etnomusicologia. A pesquisa foi fundamentada teóricamente nos feminismos
negros e decolonias visando entender como operam as opressões resultantes da colonialidade de
gênero/poder, colocando no centro do debate as experiências de vida das mulheres. Adotei uma
metodologia mista: qualitativamente foram feitas seis entrevistas semiestruturadas, com mulheres
que participaram do Sonora Festival- Ciclo Internacional de Compositoras em Florianópolis e uma
entrevista com uma ex-funcionária da Fundação Catarinense de Cultura. Quantitativamente
analisei dados primários referentes ao edital Elisabete Anderle 2020. Verificou-se a dificuldade de
acesso às políticas públicas de cultura e a escassez de políticas culturais específicas para grupos
subalternos, assim como a falta de controle e análise de dados referente ao edital Elisabete Anderle,
reforçando a importância e necessidade de mais pesquisas científicas nessa área. O Sonora foi
considerado um espaço importante para a cena musical de mulheres sendo o primeiro palco
profissional para muitas musicistas. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
In this research I investigated the women's music scene in Florianópolis SC from the Sonora
Festival - International cycle of composers. The general objective was to understand which paths
women use to become a professional in music, as well as their main demands, difficulties and
dreams. As specific objectives, I sought to reflect on access to cultural public policies and assess
how these policies support or reinforce their problems, from the point of view of the women
interviewed; I also evaluated the impacts that the Sonora festival had on their careers. From a
feminist perspective, I seek to contribute to gender and ethnomusicology studies. The research was
theoretically based on black feminisms and decolonies understand how the oppressions of
gender/power coloniality operate, placing women's life experiences at the center of the debate. I
adopted a mixed methodology: qualitatively, six semi-structured alterations were chosen, with
women who participated in the Sonora Festival - International Cycle of Composers in
Florianópolis and an interview with a former employee of the Fundação Catarinense de Cultura.
Quantitatively, I analyzed primary data referring to the Elisabete Anderle 2020 public notice.
There was a difficulty in accessing public cultural policies and the scarcity of specific cultural
policies for subordinate groups, as well as the lack of control and analysis of data related to the
Elisabete Anderle public notice, reinforcing the importance and need for more scientific research
in this area. Sonora was considered an important venue for a women's music scene and was the
first professional stage for many female musicians. |
pt_BR |
dc.format.extent |
108 |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
|
dc.subject |
Sonora Festival. |
pt_BR |
dc.subject |
Etnomusicologia. |
pt_BR |
dc.subject |
Feminismos. |
pt_BR |
dc.subject |
Políticas Públicas. |
pt_BR |
dc.subject |
Música. |
pt_BR |
dc.subject |
Ethnomusicology. |
pt_BR |
dc.subject |
Feminisms. |
pt_BR |
dc.subject |
Public policy. |
pt_BR |
dc.subject |
Music. |
pt_BR |
dc.title |
Políticas Culturais para Resistir: O festival Sonora e a cena musical de mulheres em Florianópolis SC |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar