Title: | Jogos digitais para estudantes surdos: um framework na perspectiva do desenho universal para a aprendizagem |
Author: | Althaus, Daieli |
Abstract: |
Reconhece-se, por experiência docente e acadêmica, uma fragilidade de materiais e recursos pedagógicos disponíveis para a aprendizagem dos estudantes surdos. A fim de colaborar com a educação de surdos, utilizando a aprendizagem baseada em jogos digitais, tem-se como objetivo propor um framework conceitual para auxiliar no desenvolvimento de jogos digitais voltados para o contexto educativo de estudantes surdos. Por meio da abordagem de procedimentos Design-Based Research (DBR) a pesquisa está fundamentada pela literatura de três principais eixos teóricos: Estudos Surdos, Game Design e Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). Com investigação de natureza aplicada, a metodologia para a construção desse produto educacional se deu em quatro fases: 1) identificação do problema 2) construção da proposta de intervenção; 3) ciclos iterativos e 4) reflexões e perspectivas de novos melhoramentos na solução implementada. O primeiro ciclo iterativo mapeou e caracterizou jogos digitais para estudantes surdos em uma revisão sistemática de literatura. A primeira versão do framework foi desenvolvida pela caracterização dos jogos, e ancorada na literatura, durante o segundo ciclo. E o terceiro ciclo iterativo envolveu uma equipe multidisciplinar de especialistas, formada por nove participantes de pesquisa, que atuaram na validação de conteúdo do framework para o aprimoramento dos itens de forma colaborativa. O produto pedagógico resultante dessa pesquisa é um framework conceitual que visa colaborar para o desenvolvimento de jogos digitais que qualifiquem a experiência educacional de estudantes surdos estando em consonância com os princípios pedagógicos bilíngues para surdos e acessíveis ao maior número de estudantes possível. Abstract: It is recognized, from teaching and academic experience, a weakness of materials and pedagogical resources available for the learning of deaf students. In order to collaborate with the deaf education, using game-based learning, the objective is to propose a conceptual framework to assist in the development of digital games aimed at the educational context of deaf students. Through the approach of the Design-Based Research (DBR) procedures, the research is based on the literature of three main theoretical axes: Deaf Studies, Game Design and Universal Design for Learning (UDL). With applied research, the methodology for the construction of this educational product was done in four phases: 1) problem identification, 2) construction of the intervention proposal, 3) iterative cycles, and 4) reflections and perspectives of new improvements in the implemented solution. The first iterative cycle mapped and characterized digital games for deaf students in a systematic literature review. The first version of the framework was developed by characterizing the games, and anchored in the literature, during the second cycle. And the third iterative cycle involved a multidisciplinary team of experts, composed of nine research participants, who worked on content validation of the framework for the improvement of the items in a collaborative manner. The pedagogical product resulting from this research is a conceptual framework that aims to contribute to the development of digital games that qualify the educational experience of deaf students being in line with bilingual pedagogical principles for the deaf and accessible to the largest possible number of students. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2022. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/236081 |
Date: | 2022 |
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PEED1643-D.pdf | 5.158Mb |
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