dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Nascimento, Keyla Cristiane do |
|
dc.contributor.author |
Nunes, Judite Martins |
|
dc.date.accessioned |
2022-08-01T00:27:44Z |
|
dc.date.available |
2022-08-01T00:27:44Z |
|
dc.date.issued |
2022-07-14 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/237435 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Enfermagem. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Introdução: Primeiros Socorros são definidos como os atendimentos fornecidos à pessoa
ferida, ou em risco de vida, os quais podem ser realizados por qualquer indivíduo. A escola
exerce papel fundamental na conscientização da criança quanto aos riscos que permeiam o seu
cotidiano e os mecanismos de evitá-los. A utilização do lúdico em práticas educativas é
descrita como elemento integrador às estratégias de educação em saúde, despertando nas
crianças o entendimento de situações reais, mediadas pelo brinquedo. A avaliação adequada
de metodologia de ensino-aprendizagem em forma de jogo de tabuleiro, permite à criança
desenvolver sua capacidade de pensar, refletir, compreender, levantar hipóteses e avaliá-las
com autonomia e cooperação do mesmo modo que provoca motivação, curiosidade e interesse
em aprender. Objetivo: Avaliar a usabilidade e a aprendizagem de um jogo educativo sobre
primeiros socorros a partir da percepção e da experiência de crianças em idade escolar.
Método: Estudo descritivo com abordagem quantitativa, para avaliação de um jogo educativo
sobre primeiros socorros com base no instrumento MEEGA+KIDS. Para a avaliação e a
aplicabilidade do jogo, a amostragem utilizada para seleção das turmas foi por conveniência.
O estudo foi realizado de acordo com os seguintes critérios de inclusão: Crianças
independente do sexo, matriculadas entre o 5º e 6º ano do ensino fundamental. Para avaliação
da usabilidade, aprendizagem e experiência do jogador, utilizou-se o questionário adaptado do
modelo MEEGA+KIDS. O instrumento foi associado à Escala Likert de cinco pontos para
registro da avaliação. Os dados coletados foram transferidos e tabulados no Microsoft Office
Excel e em seguida foi realizada uma análise estatística. Foram gerados gráficos que
apresentam a distribuição da frequência e mediana da tendência central das respostas. Os
fundamentos éticos que regulamentam a pesquisa com seres humanos foram respeitados.
Resultados: Participaram da avaliação do jogo educativo sobre primeiros socorros 32
crianças que se encontravam entre o 5º e 6º ano do ensino fundamental. Em relação à
usabilidade, as dimensões melhores avaliadas foram, acessibilidade e operabilidade. Na
dimensão experiência do jogador as dimensões melhores avaliadas foram diversão e
percepção de aprendizagem. No quesito avaliação da aprendizagem os resultados obtidos
foram 94% na primeira questão, seguidas pela segunda questão com percentual de acerto de
84% e terceira questão com 81% de assertividade. Conclusão: a avaliação da usabilidade e da
aprendizagem do jogo educativo demonstra que o Vidas em jogo pode ser utilizado como
recurso educativo na aprendizagem de primeiros socorros, sob a perspectiva e experiência de
crianças em idade escolar. A experiência que os alunos tiveram ao jogar, também foi positiva. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Introduction: First Aid is defined as the care provided to the injured person, or at risk of life,
which can be performed by any individual. The school plays a fundamental role in raising
children's awareness of the risks that permeate their daily lives and the mechanisms to avoid
them. The use of play in educational practices is described as an integrating element to health
education strategies, awakening in children the understanding of real situations, mediated by
the toy. The adequate evaluation of the teaching-learning methodology in the form of a board
game allows the child to develop his/her ability to think, reflect, understand, raise hypotheses
and evaluate them with autonomy and cooperation, in the same way that it provokes
motivation, curiosity and interest in learn. Objective: To evaluate the usability and learning of
an educational game about first aid from the perception and experience of school-age
children. Method: Descriptive study with a quantitative approach, to evaluate an educational
game about first aid based on the MEEGA+KIDS instrument. For the evaluation and
applicability of the game, the sampling used to select the groups was for convenience. The
study was carried out according to the following inclusion criteria: Children, regardless of
sex, enrolled between the 5th and 6th grade of elementary school. To assess usability, learning
and player experience, a questionnaire adapted from the MEEGA+KIDS model was used. The
instrument was associated with the five-point Likert Scale to record the assessment. The
collected data were transferred and tabulated in Microsoft Office Excel and then a statistical
analysis was performed. Graphs were generated that show the distribution of the frequency
and median of the central tendency of the responses. The ethical foundations that regulate
research with human beings were respected. Results: Thirty-two children who were between
the 5th and 6th grade of elementary school participated in the evaluation of the educational
game on first aid. Regarding usability, the best evaluated dimensions were accessibility and
operability. In the player experience dimension, the best evaluated dimensions were fun and
learning perception. In terms of learning assessment, the results obtained were 94% in the first
question, followed by the second question with a percentage of correct answers of 84% and
the third question with 81% of assertiveness. Conclusion: the evaluation of the usability and
learning of the educational game demonstrates that Vidas em Jogo can be used as an
educational resource in learning first aid, from the perspective and experience of school-age
children. The experience that the students had while playing was also positive. |
pt_BR |
dc.format.extent |
69 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
|
dc.subject |
Enfermagem |
pt_BR |
dc.subject |
Educação em Saúde |
pt_BR |
dc.subject |
Primeiros Socorros |
pt_BR |
dc.subject |
Crianças |
pt_BR |
dc.subject |
Jogos e brinquedos |
pt_BR |
dc.subject |
Nursing |
pt_BR |
dc.subject |
Health Education |
pt_BR |
dc.subject |
First Aid |
pt_BR |
dc.subject |
Children |
pt_BR |
dc.subject |
Games and toys |
pt_BR |
dc.title |
Avaliação de jogo educativo sobre primeiros socorros com crianças em idade escolar |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |