Geração de Código Usando Diagramas de Atividade para Sistemas Embarcados
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Berkenbrock, Gian Ricardo |
|
dc.contributor.author |
Mira Junior, Jean Marcelo |
|
dc.date.accessioned |
2022-08-03T12:48:22Z |
|
dc.date.available |
2022-08-03T12:48:22Z |
|
dc.date.issued |
2022-07-29 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/237664 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Mecatrônica. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O processo de desenvolvimento de software embarcado na linguagem de programação
C++ com aplicação em sistemas embarcados é amplamente difundida na indústria.
Esse processo pode demandar retrabalho se não desenvolvido com requisitos
de projeto bem estabelecidos, ou por falha de comunicação no decorrer do
desenvolvimento do software. Consequentemente efetuar a alteração de valores de
atributos ou métodos em um código com abundância de linhas representa uma perda
desnecessária de recursos de uma empresa. Ocasionando no desenvolvimento de
ferramentas para geração de código, criadas por empresas de software, visando facilitar
futuras alterações na estruturas dos softwares projetados. Esse trabalho apresenta uma
abordagem baseada em diagrama comportamentais de atividade UML para geração
de código na linguagem de programação C++, portanto, fazendo a transformação de
modelo para texto. Realizando a transformação de modelos de diagrama de atividade,
por intermédio da linguagem de programação Java, resultando em um código na
linguagem de programação C++. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Developing embedded software in the C++ programming language applied to embedded
systems is widespread in the industry. This process can require rework if not developed
with well-established project requirements, or due to miscommunication during software
development. Consequently, changing attributes or method values in a code with an
abundance of lines represents a company’s unnecessary loss of resources. This leads
to the development of code generation tools, created by software companies, to facilitate
future changes in the structure of the designed software. This work presents an approach
based on UML behavioral activity diagrams for code generation in the C++ programming
language, thus making the transformation of a model into text. The transformation of
activity diagram models, by means of the Java programming language, results in a
C++ programming language code. The code generated was satisfactory, with some
drawbacks or limitations. |
pt_BR |
dc.format.extent |
71 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Joinville, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
|
dc.subject |
Transformação |
pt_BR |
dc.subject |
Diagramas comportamentais |
pt_BR |
dc.subject |
UML |
pt_BR |
dc.subject |
Geração de código |
pt_BR |
dc.subject |
C++ |
pt_BR |
dc.title |
Geração de Código Usando Diagramas de Atividade para Sistemas Embarcados |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar