Kitsune AI: Uma arquitetura utilizando Agente BDI e Aprendizagem por Reforço para jogar jogos de NES.
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Zatelli, Maicon Rafael |
|
dc.contributor.author |
Zagre Junior, Robson |
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dc.date.accessioned |
2022-08-04T14:34:55Z |
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dc.date.available |
2022-08-04T14:34:55Z |
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dc.date.issued |
2022-07-22 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/237816 |
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dc.description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Ciências da Computação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A utilização de técnicas de Aprendizado por Reforço em Agentes demonstra uma união
de diferentes frentes da Inteligência Artificial, necessitando-se de um bom modelo a fim
de coordenar as abordagens escolhidas. Esse trabalho cria uma arquitetura modular que
permite o desenvolvimento de um Agente que detecte objetos na tela para serem analisados
pela abordagem Belief–Desire–Intention (BDI) amparada com algoritmos de Aprendizado
por Reforço na concepção de planos com o objetivo de jogar jogos do NES, nesse caso
Super Mario Bros. Na implementação, o agente é capaz de detectar obstáculos, inimigos e
outros objetos da tela utilizados na criação de percepções. Essas formam o estado atual
do jogo a fim de se descobrir a melhor ação possível, permitindo uma programação de
mais alto nível atrelado a resultados mais específicos obtidos pelo treinamento. Foram
utilizados os algoritmos QLearning e SARSA, demonstrando a arquitetura modular que
permite experimentos e melhorias direcionados. |
pt_BR |
dc.format.extent |
73 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
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dc.subject |
Aprendizado por Reforço |
pt_BR |
dc.subject |
QLearning |
pt_BR |
dc.subject |
SARSA |
pt_BR |
dc.subject |
Agentes |
pt_BR |
dc.subject |
BDI |
pt_BR |
dc.subject |
Inteligência Artificial |
pt_BR |
dc.subject |
Jogos Eletrônicos |
pt_BR |
dc.subject |
NES |
pt_BR |
dc.title |
Kitsune AI: Uma arquitetura utilizando Agente BDI e Aprendizagem por Reforço para jogar jogos de NES. |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
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