Jogo de conteúdo sério: apoio no treinamento de agentes de turismo sobre a acessibilidade visual
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Fadel, Luciane Maria |
|
dc.contributor.author |
Athayde, Joanna Mayr de |
|
dc.date.accessioned |
2022-08-08T01:41:18Z |
|
dc.date.available |
2022-08-08T01:41:18Z |
|
dc.date.issued |
2022-07-21 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238004 |
|
dc.description |
PCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Design. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The Directorate of Technologies in Education (DTEd) of the Federal University of Maranhão
coordinates the MTUR Games project commissioned by the Ministry of Tourism to train tourism
professionals on accessibility. In this project, online courses and digital games are developed.
The main objective of this project is to propose one of these digital games with serious content as
a technology to support training for a good service to the visually impaired to professionals who
work in the tourism sector in Brazil. The design method adopted was ABNT NBR ISO
9241-210, which provides recommendations for the development of interactive systems
addressing human-centered design. Still, the MDA model was observed, to solve specific
questions of the games. The game's content was derived from the course on "Orientation and
mobility of blind people in urban environments". The results are presented in the form of the
game's storyboard, the layout of the screens and a preliminary prototype. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A Diretoria de Tecnologias na Educação (DTEd) da Universidade Federal do Maranhão
coordena o projeto MTUR Games encomendado pelo Ministério do Turismo para treinamento de
profissionais do turismo sobre acessibilidade. Neste projeto são desenvolvidos cursos online, e
jogos digitais. O presente projeto tem como objetivo principal propor um destes jogos digitais de
conteúdo sério como tecnologia de apoio ao treinamento para um bom atendimento à pessoa com
deficiência visual dos profissionais que atuam no setor de turismo no Brasil. O método de design
adotado foi a ABNT NBR ISO 9241-210, que fornece recomendações para a elaboração de
sistemas interativos abordando o projeto centrado no ser humano. Ainda, observou-se o modelo
MDA, para resolver questões próprias dos jogos. O conteúdo do jogo foi derivado a partir do
curso sobre "Orientação e mobilidade de pessoas cegas em ambientes urbanos". Os resultados
são apresentados na forma do storyboard do jogo, o layout das telas e um protótipo preliminar. |
pt_BR |
dc.format.extent |
96 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Jogo |
pt_BR |
dc.subject |
Acessibilidade |
pt_BR |
dc.subject |
Deficiência visual |
pt_BR |
dc.subject |
Turismo |
pt_BR |
dc.subject |
Mobilidade |
pt_BR |
dc.title |
Jogo de conteúdo sério: apoio no treinamento de agentes de turismo sobre a acessibilidade visual |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar