Agrippino digere as bases da Tropicália em Panamérica
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Capela, Carlos Eduardo Schmidt |
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dc.contributor.author |
Sauthier, Lucas Cervenka |
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dc.date.accessioned |
2022-08-09T20:25:37Z |
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dc.date.available |
2022-08-09T20:25:37Z |
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dc.date.issued |
2022-06-15 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238099 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão.Curso de Licenciatura e Bacharelado em Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa |
pt_BR |
dc.description.abstract |
PanAmérica, de José Agrippino de Paula, é um romance disruptivo, publicado em 1967, que trata da absorção da cultura midiática e das personalidades políticas. O modo narrativo ousado e original fez com que se projetassem novas possibilidades de apropriação cultural. A narrativa versa de forma hiper-realista sobre a interação, devoração e implosão das imagens em termos tão fantásticos, quanto violentos. O englobamento – e, portanto, a antropofagia – de elementos culturais, cotidianos, políticos e noticiosos, majoritariamente importados pelas celebridades de cinema e política nesse produto literário, fizeram da atmosfera cultural brasileira um ecossistema mais fértil para a afloração da Tropicália com diversos procedimentos comuns a um modo de fazer pop-art. Este trabalho analisa a fagocitação da cultura enquanto imagem na narrativa, seu processo de liquefação e suas possíveis consequências na verve voraz na qual veio ao mundo, mostrando que a montagem dos fragmentos de PanAmérica era o filtro amplo da época. Por fim, a absorção da cultura imagética ocidental feita em PanAmérica também pode ser entendida sob uma sátira de como os produtos culturais são percebidos e consumidos. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
PanAmérica, by José Agrippino de Paula, is a disruptive novel, published in 1967, that deals with the absorption of media culture and political personalities. The narrative or original mode created new possibilities for cultural appropriation. The narrative hiper-realistic (within the fiction) deals with the interaction, devouring and implosion of images in terms as fantastic as they are violent. The incorporation – and, therefore, the anthropophagy – of cultural, everyday, political and news elements, mostly imported by film and political celebrities in this literary product, made the Brazilian cultural atmosphere a more fertile ecosystem for the emergence of Tropicália. This work analyzes the phagocytosis of culture as an image in the narrative, its liquefaction process and its possible consequences in the voracious verve in which it came into the world, showing that the montage of PanAmérica's fragments was the broad filter of the time. Finally, the absorption of Western imagery made in PanAmerica can also be understood as a satire of how cultural products are perceived and consumed. |
pt_BR |
dc.format.extent |
42 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Panamérica |
pt_BR |
dc.subject |
José Agrippino de Paula |
pt_BR |
dc.subject |
Tropicália |
pt_BR |
dc.title |
Agrippino digere as bases da Tropicália em Panamérica |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
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