Embate entre ideologia oficial e ideologia cotidiana através da palavra-arte em produções da Aids Coalition to Unleash Power (ACT UP)
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Giovani, Fabiana |
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dc.contributor.author |
Silvano, Maria Karolyna Rodrigues |
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dc.date.accessioned |
2022-08-31T14:51:40Z |
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dc.date.available |
2022-08-31T14:51:40Z |
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dc.date.issued |
2022-07-12 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238590 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Curso de Licenciatura e Bacharelado em Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A presente pesquisa tematiza o grupo ativista Aids Coalition to Unleash Power, abreviado como ACT UP, fundado em 1987 na cidade de Nova York, nos Estados Unidos, a fim de defender e lutar pelas comunidades afetadas pelo surgimento da AIDS/HIV no início da mesma década. Uma das formas encontradas pelo grupo para enfrentar de forma eficiente as instituições negligentes para com a pandemia foi através de produções artísticas. Calcada a partir da teoria do Círculo de Bakhtin, estabeleceu-se como objetivo analisar tais produções artísticas, chamadas de palavra-arte (palavra enquanto signo ideológico que vincula valor estético), que utilizava de elementos grotescos e explorava o espaço urbano através da carnavalização, explicitando um embate entre a ideologia oficial e a ideologia cotidiana da época. A metodologia flexível e rigorosa do Paradigma Indiciário de Carlo Ginzburg e o cotejo de textos de Bakhtin geraram ferramentas para que a análise pudesse ser traçada, a fim de investigar as realidades refletidas e refratadas neste embate. A análise evidenciou que a ACT UP encontrou brechas na arte das ruas e ressignificou signos que refletiam e refratavam diferentes realidades, trazendo estruturas para baixo e tecendo uma rede de novas ideologias. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The present research thematizes the activist group Aids Coalition to Unleash Power, abbreviated as ACT UP, founded in 1987 in New York City, in the United States, in order to defend and fight for communities affected by the emergence of AIDS/HIV at the beginning of the decade. One of the ways the group found to efficiently face institutions that were negligent towards the pandemic was through artistic productions. Based on the theories of the Bakhtin Circle, the objective is to analyze such artistic productions, called word-art (word as an ideological sign that links aesthetic value), which used grotesque elements and explored urban space through carnivalization, explaining a clash between the official ideology and the everyday ideology of the time. The flexible and rigorous methodology of Carlo Ginzburg's Evidential Paradigm and the collation of Bakhtin's texts generated tools so that the analysis could be traced, to investigate the realities reflected and refracted in this clash. The analysis showed that ACT UP found gaps in street art and re-signified signs that reflected and refracted different realities, bringing structures down and weaving a network of new ideologies. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Grotesco |
pt_BR |
dc.subject |
AIDS/HIV |
pt_BR |
dc.subject |
Paradigma Indiciário |
pt_BR |
dc.subject |
ACT UP |
pt_BR |
dc.title |
Embate entre ideologia oficial e ideologia cotidiana através da palavra-arte em produções da Aids Coalition to Unleash Power (ACT UP) |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
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