O uso do pseudônimo como refúgio na literatura
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Wolff, Jorge Hoffmann |
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dc.contributor.author |
Borges, Beatriz Morais |
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dc.date.accessioned |
2022-09-06T23:57:23Z |
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dc.date.available |
2022-09-06T23:57:23Z |
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dc.date.issued |
2022-03-25 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238726 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão.Curso de Licenciatura e Bacharelado em Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa |
pt_BR |
dc.description.abstract |
RESUMO
Este trabalho tem o intuito de investigar as motivações que levaram escritores ao uso do pseudônimo, como um refúgio, no ambiente literário. Observa-se que os casos são diversos: uso do pseudônimo como subterfúgio para evitar repressão militar no período de censura, para alcançar maior visibilidade e sucesso diante do público de perspectivas, predominantemente, preconceituosas, para realizar denúncias, elaborar críticas, criar uma “brincadeira literária” sem ter sua identidade revelada. O trabalho explora o uso de pseudônimo por algumas mulheres que mostram sua força em meio à sociedade machista, como: Patrícia Galvão (1910-1962), Rachel de Queiroz (1910-2003), Narcisa Amália (1856-1924), Clarice Lispector (1920-1977) e Odette Rios (1932-2002) Dentre os escritores que utilizaram o pseudônimo para fugir da censura e crítica são mencionados: os árcades Tomás Antônio Gonzaga (1744-1810) e Claúdio Manoel da Costa (1729-1789), José de Alencar (1829-1877), Machado de Assis (1839-1908) e o escritor e cantor Chico Buarque (1944).
Palavras-chaves: Pseudônimo. Literatura. Refúgio. Preconceito. Censura. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
ABSTRACT
This work aims to investigate the motivations that led writers to use the pseudonym, like a refuge, in the literary environment. It can be seen that the cases are diverse: use of the pseudonym as a subterfuge to avoid military repression during the period of censorship, to achieve greater visibility and success before the audience of prospects, predominantly, prejudiced, to file complaints, elaborate criticisms, create a “literary joke” without having your identity revealed. The work explores the use of pseudonyms by some women who show their strength in the midst of sexist society, such as: Patrícia Galvão (1910-1962), Rachel de Queiroz (1910-2003), Narcisa Amália (1856-1924), Clarice Lispector (1920-1977) and Odette Rios (1932-2002). Among the writers who used the pseudonym to escape censorship and criticism are mentioned: the árcades Tomás Antônio Gonzaga (1744-1810) and Claúdio Manoel da Costa (1729-1789), José de Alencar (1829-1877), Machado de Assis (1839-1908) and the writer and singer Chico Buarque (1944).
Keywords: Pseudonym. Literature. Refuge. Preconception. Censorship. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Paulo Lopes, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Pseudônimo. Refúgio. Literatura |
pt_BR |
dc.title |
O uso do pseudônimo como refúgio na literatura |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
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